Notícias
Sepog traz painel sobre aprimoramento de políticas públicas com o uso da IA
O terceiro dia da Semana Estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão, realizado nesta quarta-feira (3) trouxe o painel "Aprimoramento das políticas públicas na Paraíba com o uso de Inteligência Artificial", com casos do uso de IA no Brasil e no mundo e a discussão dos seus benefícios e riscos.
O painelista Winicius Faquieri, economista com mestrado em Finanças Quantitativas (UERJ) com pós-graduação em inteligência artificial e machine learning, destacou que a IA não substitui decisões políticas, mas pode potencializar as políticas públicas. "O sucesso depende de dados de qualidade, adataptação ao contexto local e capacitação de servidores", ressaltou.
O painel também contou com a participação dos especialistas em IA Bruno Lins, economista e mestre em políticas públicas; o especialista em gerenciamento de projetos, Eduardo Ribeiro; e a consultora de projetos da Macroplan, mestranda em relações internacionais, Vivian Campos.
O secretário de planejamento, orçamento e gestão do estado Gilmar Martins, destacou como a Paraíba vem atuando no desenvolvimento de plataformas que possibilitem o uso de inteligência artificial para auxiliar no processo de definição de políticas públicas, entre eles o Hub de Dados, que está sendo desenvolvido com recursos do Profisco II e financiado pelo BID, entre elas o que está é a entrega do hub de dados da plataforma SIP GR.
Entre os desafios e riscos tratados no painel do uso das IAS, foram trazidos para a discussão pontos como: a possibilidade de reprodução e amplificação dos preconceitos existentes nos dados de treinamento; a proteção dos dados pessoais dos cidadãos; e como pode se garantir que as decisões tomadas por um sistema de IA possam ser revisadas para possibilitar a sua transparência.
Confira a apresentação do painel desta quarta-feira (3):
Aprimoramento das políticas públicas na Paraíba com o uso de Inteligência Artificial