Notícias

Segurança disponibiliza canais para denunciar aglomerações

publicado: 26/02/2021 12h32, última modificação: 26/02/2021 12h37
Secretário Jean Nunes.jpg

Os números 190 e 193, do Centro Integrado de Operações (Ciop), e 197, do Disque Denúncia, estão disponíveis para que a população denuncie aglomerações e descumprimento do Decreto nº 41.053, que visa conter a disseminação do coronavírus na Paraíba. Os canais são gratuitos e estão à disposição 24h. Ainda é possível denunciar por meio do aplicativo SOS Cidadão.

“Estamos recepcionando essas demandas pelo 190, 193 e pelo aplicativo, no qual a aglomeração de pessoas se caracteriza como ‘Denúncia – Relação com Evento Criminoso’. O aplicativo ‘SOS Cidadão’ funciona em smartphones e tem o objetivo de estender o atendimento à população. O serviço permite que as pessoas possam fazer chamadas à polícia e bombeiros”, explica o coordenador do Ciop, coronel PM Júlio César de Oliveira.

Após fazer download, o usuário deve realizar um cadastro, que será validado pelo Centro Integrado, com o registro de CPF e outros dados pessoais. A partir disso, será possível fazer a chamada, informando detalhadamente o motivo do registro da ocorrência na plataforma. O download pode ser feito pelo Play Store (para celulares com o sistema operacional Android), Apple Store (para o sistema IOS).

197 para denúncias anônimas – Qualquer cidadão também pode utilizar o Disque Denúncia – 197 para comunicar aos órgãos de Segurança aglomerações e demais formas de descumprimento do decreto governamental. A ligação para o 197 é gratuita e o denunciante ainda recebe um número de protocolo, pelo qual pode acompanhar o andamento das providências.

Disque aglomeração – A Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Secretaria de Saúde, também lançou um canal de denúncias contra aglomerações. O número 160 atende a todos os casos que se caracterizem como descumprimento do decreto estadual e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo os artigos 267 e 268 do Código Penal Brasileiro (CPB) são crimes contra a saúde pública causar epidemia mediante a propagação de genes patogênicos e infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, respectivamente.