Notícias

SOCIOEDUCANDOS DO CEA/JP PARTICIPAM DA ÚLTIMA EDIÇÃO DO PROJETO PÉ NO ESPAÇO, NA FUNESC

publicado: 07/12/2022 20h36, última modificação: 16/12/2022 11h28
1 | 3
Gibiteca Henfil
2 | 3
PROJETO PÉ NO ESPAÇO
3 | 3
WhatsApp Image 2022-12-06 at 11.44.49 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-12-06 at 11.47.11.jpeg
WhatsApp Image 2022-12-06 at 11.44.49.jpeg


A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (eixo Esporte, Cultura e Lazer) encerrou, na manhã desta quarta-feira (7), a última atividade do Projeto Pé no Espaço, edição 2022, com socioeducandos do CEA/João Pessoa. O projeto Pé no Espaço foi criado em julho do ano passado a partir de uma parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).


Jovens e adolescentes, acompanhados da diretora da unidade, Debora Raquel, agentes socioeducativos e servidores da Fundac, participaram, mais uma vez, de uma visita guiada à Galeria Archidy Picado, Museu José Lins do Rêgo, Gibiteca Henfil, Teatro de Arena e Planetário.


Desde o início do projeto, em 2021, até hoje foram contemplados 96 jovens e adolescentes em cumprimento de medida das unidades CSE (Centro Socioeducativo Edson Mota), Centro Educacional do Jovem (CEJ), e Centro Educacional do Adolescente (CEA/JP). Só no ano passado, os socioeducandos participaram de sete visitas guiadas. Este ano, houve uma redução e a atividade ficou suspensa devido à pandemia e ao período eleitoral, retomando agora em dezembro com duas visitas aos equipamentos culturais.


O presidente da Fundac, Flavio Moreira, acredita que o acesso à cultura proporciona aos socioeducandos experiências que, muitas vezes, jamais tiveram e mostra que a vida em sociedade e harmonia é o único caminho. "Através desse projeto, garantimos que ações culturais promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo, também sejam contempladas pelos adolescentes e jovens privados de liberdade".


Para o coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, Nilton Santos, o projeto Pé no Espaço recebeu grande aceitação e recepção por parte dos jovens e adolescentes. “Nós estamos garantindo o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): acesso a espaço de educação, esporte e cultura”, comentou, enfatizando que “nós conseguimos fazer isso com vários equipamentos em um só espaço, oferecendo essa gama de variedade que vai do cinema, gibiteca, teatro, planetário a elementos desconhecidos dos adolescentes”.
Nilton informou também que já está conversando com a direção da Funesc para que o projeto tenha continuidade em 2023, na perspectiva que essa parceria seja renovada. “Estamos conversando e a direção do Espaço Cultural tem se mostrado bastante acolhedora para isso”, adiantou.


L.M.A.A. de Lima, 17 anos, se mostrou muito interessado. Na Gibiteca Henfil, em meio a livros e gibis, informou que gosta de ler porque “abre a mente”. Disse que ama poesias e gosta de literatura que fale de fé e religião, citando ‘A Cabana’, um dos livros que leu. “A fé move montanhas”, declarou. Ele também é compositor e poeta.