Notícias
SOCIOEDUCANDOS DA FUNDAC PARTICIPAM DE AÇÃO NACIONAL DO PROGRAMA UNIVERSAL SOCIOEDUCATIVO EM ALUSÃO AO DIA DO ÓRFÃO
Os jovens que cumprem medidas judiciais no Centro Educacional do Jovem – CEJ, unidade socioeducativa da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), participaram de ação nacional do programa social Universal Socioeducativo (USE), neste domingo (26), no “Dia do Órfão”.
Segundo Wendow Lacerda, diretor do CEJ, o programa Universal no Socioeducativo em parceria com a Fundac, através do eixo Diversidade Étnico Racial, Gênero e Orientação Sexual (Diretoria Técnica) e as demais Unidades Socioeducativas do Estado, em especial o CEJ, vem trazendo ao Sistema Socioeducativo do Estado, a vanguarda da evangelização levando a cada adolescente e jovem o conforto e a paz de espírito, aliada ainda aos familiares dos que ali cumprem médias de internação.
O evento contou com a participação do bispo estadual Osvaldo Volpini e do Pastor Fernando, responsável pelo evento, além de membros do Grupo Universal no Socioeducativo. Na ocasião os jovens do CEJ receberam a consagração em ato religioso, participaram de um jogo interativo de futsal, receberam kits de higiene e o livro “A luz do presidiário”.
A ação do Dia do Órfão pelo Universal no Socioeducativo do Brasil foi sediada em todas as Unidades Socioeducativas de cada região do país e, este ano, o CEJ entrou na rota da programação que contou com o apoio de voluntários do USE que visitarão 123 abrigos, 76 casas de acolhimento de mulheres e 452 unidades socioeducativas para menores em conflito com a lei.
Este ano, a programação lembrou ainda dos órfãos pela pandemia onde 130 mil crianças e jovens brasileiros de até 17 anos ficaram órfãos, entre março de 2020 e abril de 2021, de acordo com estudo da revista científica The Lancet. Ulisses Gomes, responsável pelo USE no país, explica que muitos órfãos não têm a quem recorrer e pedir ajuda. “Este dia vai mostrar para esses jovens que não importa quem ou como foram abandonados, o que importa é que queremos acolhê-los com amor, carinho, respeito”, disse.