Socioeducandos da Fundac concluem curso profissionalizante na Escola Judicial do TRT

publicado: 07/06/2023 16h45, última modificação: 15/06/2023 11h35
4048485f-64b2-42c1-896d-0e3667ec6b7e.jpeg
45b8c3db-0db5-45fc-8aed-b40899f2babd.jpeg
aabdf9df-f459-4bed-bcd0-c3ceafbfd276.jpeg
276721b0-a998-4319-8429-9b6e68fe5413.jpeg
e86b8e11-7b14-4fcd-b2ef-3a3b0d972fb1.jpeg
02b8305f-ea40-4565-87d8-cab48b70e949.jpeg

Oito adolescentes e jovens que cumprem medidas judiciais de semiliberdade na Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) concluíram o Curso de Montagem e Manutenção de Computadores, realizado por meio de parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB). A certificação aconteceu na tarde desta terça-feira (06), na Sala de Cursos do Fórum Maximiano Figueiredo, e é mais um fruto do projeto e-Saber desenvolvido pela Escola Judicial.

O Curso de Montagem e Manutenção de Computadores ofereceu aos socioeducandos da Fundac a oportunidade de conhecer a arquitetura, os componentes e o sistema operacional de microcomputadores, além de aprender a identificar e solucionar problemas comuns. A formação teve início dia 22 de maio e cumpriu carga horária de 30h/aula, no período de três semanas.

Entre as disciplinas ministradas pelo curso, estavam: Introdução à microinformática; Arquitetura básica de microcomputadores; Componentes principais de microcomputadores; Montagem e desmontagem de microcomputadores; Instalação do sistema operacional; Instalação de aplicativos; e Soluções de problemas comuns.

Durante o encerramento do curso, os alunos receberam a certificação da profissionalização das mãos do secretário de Governança e Gestão Estratégica do TRT-13 da Paraíba, Max Frederico; do técnico/instrutor Erickson Benjamim Melo de Arruda (Setic); e do presidente da Fundac, Flavio Moreira. Cada um recebeu um kit de ferramentas para colocar em prática tudo o que aprendeu.

Na ocasião, o presidente da Fundac agradeceu ao TRT a oportunidade de profissionalização e falou um pouco da experiência que teve no ramo da informática. “Nossa missão é mostrar para vocês novos horizontes. Daqui para frente, se vocês persistirem no caminho certo, o que passou irá ficar para trás, depende de cada um. Espero que esse curso tenha sido muito válido porque eu tenho a certeza da qualidade do que vocês aprenderam aqui. Coloquem em prática e não desanimem”, disse Flavio Moreira.

“Nossa meta é buscar, cada dia mais, parcerias para colocar vocês dentro do mercado de trabalho. Quando cada um seguir a vida em sociedade, como cidadão, aí sim, poderemos dizer que cumprimos o nosso papel de socioeducação”, acrescentou o presidente da Fundac.

“Entendemos que o empoderamento parte do conhecimento e foi isso que tentamos passar para os adolescentes e jovens da Fundac. A proposta do curso foi deixá-los munidos de informações suficientes para que possam adentrar ao mercado de trabalho, seja como empregados em empresas que trabalham com tecnologia, ou até mesmo como empreendedor, vendendo seu conhecimento através de montagem e manutenção de computadores”, comentou Max Frederico.

e-Saber - Projeto de iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, foi iniciado em 2017 e consiste no treinamento ministrado por magistrados e servidores, principalmente da Setic (Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação), que, voluntariamente, vem oferecendo conhecimentos básicos de microinformática, windows, planilha eletrônica, editor de textos e programação em mídias sociais.

O principal objetivo do projeto é preparar cidadãos, de forma digna e inclusiva, para o mercado de trabalho, considerando que tecnologia da informação e comunicação consiste na base para diversos segmentos do mercado. E a atual versão do projeto e-Saber 2023/2024 estendeu a experiência aos adolescentes e jovens que cumprem medidas de internação na Fundac, que se encontram em processo de reinserção social.