Notícias

Parceria Fundac e MPT capacita mais 20 socioeducandos para o mercado de trabalho

publicado: 12/04/2023 18h30, última modificação: 14/04/2023 14h54
5f72a458-c074-40cb-adbe-a1977a4d6744.jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), por meio do setor de Profissionalização, Trabalho e Previdência, em parceria com Ministério Público do Trabalho (MPT), iniciou, na tarde dessa terça-feira (11), o curso de Assistente Administrativo, destinado a 20 socioeducandos para atuação como jovem aprendiz, junto ao mercado de trabalho.

A capacitação abrange 12 adolescentes do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e oito do Centro Educacional do Jovem (CEJ). O curso tem carga horária de 400 horas (em teoria) e 762 horas (para a prática na empresa). Durante esta formação como jovem aprendiz os socioeducandos são contratados pelas empresas Brisanet e A&C.

Os requisitos para acesso dos socioeducandos ao programa é que os participantes tenham idade mínima de 14 anos completos e máxima de 24 incompletos. Ao completar 24 anos, conforme a legislação, o aprendiz terá seu contrato encerrado. Não há limite máximo de idade para pessoas com deficiência e a escolaridade exigida é que estejam cursando anos finais do ensino fundamental.

Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, parcerias que levam profissionalização para dentro das unidades socioeducativas são sempre bem vindas, "ainda mais como essa junto ao Ministério Público do Trabalho que, através do Programa Jovem Aprendiz no Sistema Socioeducativo, tem nos trazido muitos bons frutos no processo de ressocialização dos jovens".

Perfil – O aprendiz em Serviços Administrativos é qualificado para realizar atividades de apoio administrativo relacionadas aos processos de gestão de pessoas, logística, marketing, comercialização, finanças e do jurídico de uma organização, atendendo à solicitação de clientes internos e externos.

Segundo os organizadores, o aprendiz qualificado pelo Senac, além de ter como marcas normativas domínio técnico - científico, visão crítica, atitudes empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados, destaca-se pela atitude saudável e principalmente pelo protagonismo juvenil, social e econômico, que são marcas do Programa de Aprendizagem. O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho na ocupação de Assistente Administrativo.