Notícias
LAR DO GAROTO REALIZA FESTEJOS JUNINOS PARA SOCIOEDUCANDOS
Os festejos juninos nas unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” ainda não acabaram, nesta quarta-feira (23) foi a vez dos adolescentes que cumprem medidas judiciais no Complexo Lar do Garoto, comemorarem o São João com muita tranquilidade, alegria, música e comidas típicas.
Com toda precaução, mantendo todas as medidas de combate ao covid-19, o Complexo Lar do Garoto, junto ao corpo psicossocial, agentes socioeducativos e Escola Cidadã Integral Socioeducativa Francisca Martiniano da Rocha, além da Fundac (através da diretoria técnica), se reuniram para realizar, mais uma vez, a atividade alusiva ao São João para os adolescentes da Unidade.
“Apesar de não podermos proporcionar um momento da forma que sempre foi, com contato, familiares, servidores e demais segmentos da Fundação, conseguimos, dentro das possibilidades, realizar um grande evento. Seguimos todos os protocolos sanitários, reunimos os participantes de forma fracionada e, com segurança, conseguimos passar o sentido da festividade”, explicou Luiz Antônio, diretor do Lar do Garoto.
“Chegamos no período que mais caracteriza a nossa identidade nordestina, o mês de junho, mês que comemoramos com muita alegria a festa de São João. Para nós, mês de muita fartura, comidas de milho, festas, brincadeiras, fogueiras e fogos. Pensando nisso, mesmo em um momento de grandes dificuldades, a equipe escolar do anexo Lar do Garoto não deixou passar em branco essa data comemorativa tão importante”, observou Estanley Pires Ribeiro, coordenador pedagógico da ECIS Francisca Martiniano da Rocha.
Segundo Socorro Carvalho, coordenadora técnica do Lar do Garoto, o São João é uma festa que já faz parte do calendário cultural da Unidade. “É um momento que faz parte da história da vida dos socioeducandos. Sempre fazemos com a família mas, este ano, a comemoração foi realizada só com os adolescentes. Foi um momento de muita riqueza e expressões, tudo constituído com a participação dos adolescentes, fazendo o resgate da cultura nordestina”, comentou.
Durante o São João do Complexo Lar do Garoto, os adolescentes que cumprem medidas judiciais na Unidade, tiveram a oportunidade de participar de um bingo com premiações e de um banquete com comidas típicas, ao som de muita música em um ambiente totalmente caracterizado.
Taiza Gomes, coordenadora do eixo Abordagem Familiar e Comunitária, destacou que, atividades como esta, planejadas pela diretoria técnica junto a Escola e as Unidades Socioeducativas, visam o fortalecimento dos vínculos e a garantia da efetivação dos direitos da criança e do adolescente, além do êxito no atendimento socioeducativo.