Notícias
II REUNIÃO DE GESTORES DA FUNDAC COMEMORA 100 DIAS DE TRABALHO E PROPÕE ALINHAMENTO INSTITUCIONAL
Os 100 primeiros dias da atual gestão da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), foram comemorados nesta quinta-feira (15), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), durante a II Reunião de Gestores da Fundac, com a presença de representantes de todas as direções, diretorias e coordenações da Instituição.
De acordo com Waleska Ramalho, presidente da Fundac, a proposta da nossa II Reunião de Gestores foi apresentar todas as ações realizadas nos 100 dias de gestão e propor um alinhamento institucional entre as 07 Unidades Socioeducativas do Estado e a Padaria Escola Nosso Pão.
Waleska lembrou ainda, que os desafios de sua gestão são: estabelecer calendário de reuniões de gestão; determinar metas e tempo de realização das ações; firmar um comando único em todas as unidades; realizar a cooperação técnica e fluxos de atendimento compartilhado; e efetivar a sintonia da gestão técnica, administrativa e financeira.
“Nosso objetivo é imprimir um comando único de gestão com ações alinhadas entre as Unidades e uma unicidade do corpo técnico e administrativo. Hoje fizemos uma ação conjunta entre presidência da Fundac, diretorias (técnica, administrativa e financeira), coordenações e setores da Instituição que saem da sede para as unidades socioeducativas, onde, cada uma delas, tem um único olhar para a política pública de socioeducação”, disse a presidente.
A abertura da II Reunião de Gestores da Fundac, ficou a cargo do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, que presenteou os participantes com a exibição do documentário “Cine Transformar”, que foi produzido pelo cineasta e cineclubista Orlando Macena Júnior (facilitador do Projeto) e atualmente, concorre a duas premiações nacionais.
A Reunião de Gestores contou ainda com a presença do major Luiz Carlos Pantaleão de Sena, coordenador de TI (Tecnologia da Informação) da Polícia Militar da Paraíba que apresentou um modelo de sistema que será desenvolvido para Fundação e utilizado na parte administrativa e operacional, no que diz respeito a parte de internações, intervenções, escalas de serviços e controle de transferências, entre outras ações da coordenação de segurança. “Uma ferramenta que vai trazer de forma simplificada, informações que por muitas vezes levam tempo e burocracia”, observou o major.
Entre as propostas apresentadas pela presidente da Fundac foi a otimização dos gastos e a organização dos processos administrativos e financeiros, incluindo: a implantação do setor de tecnologia da informação e criação do SIPIA PB (meio aberto de fechado); a revisão da rede elétrica e hidráulica das unidades socioeducativas; a efetivação de uma rotina de inspeções nas internações; e a modernização do trâmite de documentos e processos, através da sua digitalização e implantação de um sistema eletrônico de fluxo.
Na organização espacial do patrimônio material e imaterial da Fundac a gestão realizará: implementação do plano de segurança; projetos políticos pedagógicos das unidades e regimento interno das unidades; plano de formação continuada dos servidores e PCCR; reordenamento institucional com aprovação da nova lei da Fundac; aprovação da lei do Serviço de Atendimento Pós Medida; fortalecimentos dos núcleos de profissionalização (tear, material de limpeza e panificação); implementação do projeto Maleta Juventudes; fortalecimento dos projeto de Arte, Esporte, Cultura, Lazer e Diversidade; fortalecimento da Escola Cidadã; realização do Concurso de Redação e Origami; inserção dos adolescentes e jovens nos exames nacionais ENEM e ENCCEJA; inscrição das unidades no CMDCA e CEDCA; fortalecimento da parceria com programa Jovem Aprendiz no Socioeducativo; implementação da parceria com o IFPB para oferta de cursos; além de implantar e implementar a comissão de medida disciplinar em todas as unidades socioeducativas.
Quanto ao aprimoramento do trabalho e diretividade no processo socioeducativo a presidente da Fundac destacou a realização de reparos e reformas nas unidades socioeducativas, tendo por base os parâmetros do SINASE; manutenção permanente da alimentação e do enxoval dos socioeducandos; implantação da lavanderia nas unidades de internação; e aquisição da carteira funcional dos servidores.
Waleska encerrou a II Reunião de Gestores da Fundac, falando do sentimento de gratidão pelos 100 dias de trabalho à frente da Fundac. “O meu sentimento é de gratidão e missão cumprida pelos 100 dias de gestão. Pelo quanto que avançamos e pelo que ainda vamos avançar. Almejamos chegar em dezembro de 2021 com as unidades socioeducativas cada vez mais estruturadas, e com a perspectiva de fortalecer e empoderar a política de socioeducação do estado da Paraíba”, concluiu.