Notícias
Governo do Estado promove Curso de Habilitação para Supervisores das Unidades Socioeducativas da Fundac
O Governo da Paraíba, por meio da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) promoveu mais uma formação voltada para os agentes socioeducativos. Desta vez, para que profissionais da coordenação de segurança possam exercer a função de supervisor de plantão, nos Centros de Atendimento Socioeducativo.
O Curso de Habilitação para Supervisores das Unidades Socioeducativas do Estado, coordenado pelo eixo Suporte Institucional e Pedagógico da Fundac (Diretoria Técnica), aconteceu de 29 de maio à 02 de junho (40horas/aula), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba – ESPEP, e contemplou um total de 30 agentes socioeducativos.
Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, a leitura do cenário dentro do ambiente de internação é fundamental para a segurança do atendimento socioeducativo, e o ator principal é o supervisor da unidade, que é o primeiro elo entre a internação e a gestão da unidade. “É essa leitura que vocês irão desenvolver de forma aprofundada. Espero que abracem da melhor forma as oportunidades de formação que o Governo do Estado vem oferecendo para a socioeducação”, disse.
Dentro da programação do curso, os agentes socioeducativos da Fundac tiveram a oportunidades de conhecer um pouco mais sobre: Direitos Humanos e Ética; Política de Socioeducação; Técnicas de Defesa e Imobilização; Utilização de equipamentos de segurança; Atribuições legais da função de supervisor; Chefia e Liderança; Telecomunicações e Vídeo monitoramento; Relatórios diários, registros e avaliações de ocorrências; Noções de Gerenciamento de Crises, Comunicação e preservação de local de infração; Procedimentos preventivos de segurança; Função da Educação na Medida Socioeducativa; Noções de primeiro atendimento em saúde; e Atribuições e Interlocuções da Diretoria Técnica.
Ao final do curso, na noite da sexta-feira (02), o presidente da Fundac realizou a entrega da certificação e falou um pouco sobre a importância do aperfeiçoamento para prestação do serviço. “Pela qualidade das pessoas escolhidas para participar da formação, eu tenho certeza que vocês sairão daqui com a missão de disseminar para os demais agentes socioeducativos tudo o que vocês aprenderam durante esses dias de troca de experiências. Assim, teremos um ganho de 100% na qualidade do serviço”, enfatizou.
“O concurso de vocês é para um cargo muito novo na socioeducação e a gente precisa aprender com quem tem mais tempo na estrada, e eu sou muito grato pelos profissionais que estiveram aqui presentes nesses cinco dias de curso, passando toda a experiência vivenciada no âmbito do Sistema Socioeducativo”, concluiu o presidente da Fundac.