FUNDAC REALIZA MUTIRÃO DE SAÚDE NO CENTRO EDUCACIONAL DO JOVEM

IMG_20210217_165419_922.jpg
IMG_20210217_165419_908.jpg
IMG_20210217_165419_839 (1).jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) realizou o primeiro mutirão de saúde de 2021, nesta terça-feira (16), no Centro Educacional do Jovem, em João Pessoa. A ação atendeu os 47 jovens que cumprem medidas judiciais na Unidade e contou com todos os profissionais que compreendem o eixo Saúde da Fundac.

De acordo com Joelma Dias, enfermeira responsável pelo eixo Saúde da Fundac, o principal objetivo do mutirão é traçar um panorama de como está a saúde dos socioeducandos de forma que sejam captadas todas as demandas específicas que eles necessitam.

Os jovens foram atendidos no refeitório do CEJ, ala por ala, usando máscaras e respeitando o protocolo institucional da Saúde. “Todos os socioeducandos passaram primeiro pela equipe de enfermagem, onde fizeram uma triagem, e depois foram encaminhados para atendimento médico e dentista”, explicou Joelma Dias.

Para Wendow Lacerda, diretor do CEJ, o atendimento clínico da Saúde na Unidade CEJ tem o poder de observação, cuidado e, acima de tudo, prevenção no combate às epidemias a exemplo da que estamos vivenciando com a covid-19. “Hoje tivemos toda equipe de saúde composta por médicos, enfermeiras, dentista e a assistente dentária no intuito de avaliação para mantermos com maior cuidado a saúde de todos os jovens na unidade. Podemos assim chamar de Mutirão da Saúde”, enfatizou o diretor.

“Além de médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal, a ação contou ainda com a presença da coordenação de Saúde Mental da Fundac, que captaram os encaminhamentos dos que necessitaram de apoio”, acrescentou a enfermeira Joelma.

Wendow Lacerda agradeceu todo cuidado e prontidão da presidência da Fundac no tocante à disponibilidade da coordenação do eixo Saúde que auxiliou toda equipe para a realização da ação, diante de tantos transtornos enfrentados no Brasil e no Mundo, devido à pandemia do coronavírus. “Todos os jovens foram prontamente assistidos e cuidados, ainda que não tenhamos nenhum deles com graves problemas de saúde e ou até mesmo infectados pelo coronavírus”, disse.

O diretor agradeceu ainda a todos os profissionais da Saúde que exerceram suas atividades com total profissionalismo, levando o conforto individual para cada um que está em cumprimento de medidas judiciais. “Agradeço também todo esforço dos agentes socioeducativos (Segurança) que, diuturnamente, estão prontos para o acompanhamento das atividades desenvolvidas, levando o respeito e a dignidade para quem está cumprindo medida de internação, sem contar que alguns deles também tiveram a oportunidade de serem atendidos durante a ação”, lembrou o diretor.

Os mutirões de saúde nas demais Unidades Socioeducativas da Fundac seguirão cronograma que será elaborado pela coordenação do eixo Saúde da Fundac, junto aos setores de saúde de cada Unidade de Internação.