Notícias

FUNDAC PREPARA SUPERVISORES PARA ACOLHIMENTO DE AGENTES SOCIOEDUCATIVOS CONCURSADOS

publicado: 10/02/2021 20h06, última modificação: 10/02/2021 20h22
147735795_3242708115831233_6331679870943964362_n.jpg

Durante os dias 26 e 27 de janeiro a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente "Alice de Almeida" (Fundac), realizou reuniões com as equipes de Segurança, Inteligência e Supervisores das Unidades Socioeducativas da Paraíba, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, dando continuidade às ações de aperfeiçoamento e implementação das boas práticas no Sistema Socioeducativo da Paraíba.

De acordo do Cel. Roberto Daniel, coordenador adjunto da Inteligência da Fundac, a reunião foi mais uma ação de preparação para o acolhimento dos novos agentes socioeducativos concursados que entraram em exercício no último dia 01 de fevereiro.

“Na ocasião, tratamos ainda, da importância e influência que os supervisores teriam para os novos agentes, além de servirem como orientadores/norteadores das condutas e dinâmica de funcionamento dos plantões das Unidades Socioeducativas do Estado”, destacou Cel. Roberto.

A coordenação de Segurança da Fundac, durante a reunião, reforçou ainda, a importância de seguir as diretrizes, Plano de Segurança e procedimentos político pedagógico, para a manutenção do serviço que vem sendo desenvolvido pelas equipes de agentes socioeducativos, nos últimos anos.

Segundo Noaldo Meireles, presidente da Fundac, a instituição tem evoluído bastante e com resultados expressivos, consolidando um projeto político pedagógico para o sistema socioeducativo do Estado da Paraíba; uma das coisas que contribuiu para isso foi o fim da terceirização e o processo seletivo dos agentes que estão saindo agora para entrada dos concursados.

“As pessoas que deixaram de ser agentes socioeducativos passaram a ser uma parte importante na proposta pedagógica do sistema socioeducativo da Paraíba. A Fundac deve a esses profissionais pelos resultados obtidos”, reconheceu Meireles.

“Lembrarmos aos supervisores e supervisoras que, nesse momento, eles e elas, serão observados como liderança nas Unidades, no que diz respeito aos procedimentos e dinâmica de funcionamento desses estabelecimentos de medidas socioeducativas Estaduais”, explicou Roberto Daniel.

Os agentes socioeducativos concursados estão ingressando em duas etapas, uma agora (200) e outra daqui há dois meses (200), para que a substituição aconteça de forma tranquila, segura e sem nenhuma intercorrência dentro das unidades socioeducativas. “Tudo pactuado junto ao Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público de Contas da Paraíba, entre outros órgãos”, frisou Noaldo.

“O momento foi de fundamental para nossa Fundação e, sem esquecer, o carinho e atenção dispensada a nós da Fundac, sempre que necessitamos, tanto dos espaços, quanto das formações que vêm sendo realizadas com o apoio da Escola de Serviço Público da Paraíba. Ao nosso presidente, Noaldo Meireles, esses momentos são sempre uma excelente oportunidade de aprendizado para nós, como pessoa e profissional”, agradeceu Cel. Roberto Daniel.