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FUNDAC INCENTIVA E 56 SOCIOEDUCANDOS REALIZAM PROVAS DO ENEM-PPL
A Fundação Desenvolvimento da Criança do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), por meio do eixo Educação, inscreveu 56 socioeducandos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem-PPL). A aplicação das provas aconteceu nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24) e contou com a inserção de adolescentes e jovens de todas as unidades socioeducativas do Estado.
Visando preservar a saúde e a segurança de todos os colaboradores e participantes devido à pandemia da covid-19, algumas mudanças foram estabelecidas pela organização do Enem PPL (Cesgranrio). Dessa forma, durante todo o processo, foi considerado o seguinte protocolo: utilização de máscara por todos os colaboradores e participantes, desde a entrada até a saída da sala, devendo ser substituída a cada 3 horas; higienização das mãos com álcool em gel antes e depois de ter contato com objetos; e distanciamento social de 2 metros.
A aplicação das provas aconteceu dentro das próprias unidades socioeducativas do Estado, nas tardes desta terça e quarta-feira, de forma bastante tranquila, sem nenhuma intercorrência, inclusive com a presença de jovens que já tinham sido liberados e que, num esforço conjunto (presidência, diretorias e coordenação de Segurança) e de forma segura, puderam retornar às unidades para participar do Exame.
Levando em consideração o número de socioeducandos por unidade de internação e a redução destes no ensino médio, que é o foco do exame, o eixo Educação da Fundac, este ano, resolveu conversar com alguns internos que se destacaram em ciclos do ensino fundamental para que participassem do Enem PPL, na condição de treineiros.
“Uma ótima chance para que eles tenham um primeiro contato, conheçam o nível da prova e se preparem para quando forem realizar o exame como concluintes do ensino médio”, justificou Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação da Fundac.
Dentro do universo socioeducativo, onde uma média de 200 adolescentes e jovens cumprem medidas judiciais nas unidades de internação da Fundac, o eixo Educação inscreveu 56 internos para participar do exame, o equivalente a 25% do total. “Um número bastante expressivo e estatisticamente representativo’, opinou o coordenador.
“Estou na Fundac tempo suficiente para ver a transformação de uma realidade que os meninos não conheciam ou eram extremamente desestimulados, para uma em que a participação é uma exigência deles, até quando não estão no nível médio”, lembrou Rafael já que, atualmente, existe uma cobrança por parte dos socioeducandos para que sejam inseridos, anualmente, tanto no Enem, quanto no Encceja.
Segundo Rafael Honorato, a edição anterior do Enem PPL (2019), obteve ótimos resultados. Todavia, a pandemia e o cancelamento das aulas presenciais seguindo para um modelo remoto de ensino, atrapalhou uma experiência que vinha sendo bastante exitosa. “Acreditamos que é preciso continuar estimulando. Espero que nas próximas edições, quem fez por experiência, já venha para o Exame com uma expectativa maior e melhor preparados”, disse.
“Pretendemos inscrever em processos seletivos para ensino superior e médio todos que fizeram o Enem este ano e obtiverem um bom desempenho. Infelizmente, muitas vezes não conseguimos acompanhar os socioeducandos até a finalização do processo de seleção das instituições de ensino superior porque recebem alvará de liberação. Mas continuamos esperançosos que isso, pelo menos, abra uma janela de curiosidade sobre as oportunidades”, comentou o coordenador do eixo Educação.
“Hoje, de forma essencial gostaria de agradecer ao presidente da Fundac, Noaldo Meireles, e à diretora técnica, Waleska Ramalho, pela coragem de sempre apostar nas práticas pedagógicas como combustível para mudança. São duas pessoas que realizam o maior esforço para que ações como essa sejam possíveis e para que o maior número de socioeducandos tenham acesso”, ressaltou.
Rafael lembrou ainda de todos que contribuíram, mais uma vez, para que o Enem PPL acontecesse nas unidades socioeducativas: “o diretor administrativo, Breno Lemos, pela agilidade e presteza de sempre em resolver as demandas; as direções das unidades pela mobilização e ânimo, parecia que eles estavam levando os próprios filhos para fazerem o Enem, além de todos os membros da equipe que foi montada desde novembro de 2020, momento em que começamos a trabalhar na organização das turmas, conversa com os meninos, inscrição e adesão das Unidades, entre outras ações”.