Notícias
Fundac habilita mais 18 agentes socioeducativos para o setor de inspeção
A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), encerrou mais um curso de formação para o setor de inspeção destinado a agentes socioeducativos do Estado. A formação teve início dia 29 de fevereiro na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba - ESPEP e contemplou 18 servidores do CEA/JP, CSE, CEJ, Rita Gadelha, Semiliberdade e Lar do Garoto.
A certificação do 4º curso de inspeção aconteceu na manhã desta quinta-feira (07), no auditório da sede da Fundac, e contou com a presença do presidente Flavio Moreira, que lembrou aos presentes a importância da qualificação e as oportunidades que o sistema socioeducativo vem dando aos servidores para melhorar a qualidade do atendimento socioeducativo nas unidades da Fundação.
“Agradeço a todos pela participação no curso de formação e pelo interesse em se qualificar, aprender e ampliar o conhecimento, tornando-se multiplicadores do saber. Aos poucos estamos entregando o sistema a quem realmente deve cuidar dele e nada melhor do que qualificar o profissional para exercer sua função com excelência”, disse Flavio.
De acordo com o eixo Gestão Institucional e Pedagógica da Fundac, o curso tem como objetivo orientar quanto a busca pessoal e o manuseio de equipamentos de revista, e já habilitou um total de 93 agentes socioeducativos para atuarem no setor de inspeção, sendo: 21 mulheres e 72 homens.
Durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre: Procedimentos padrão de revista e Equipamentos de inspeção corporal e material de Segurança em Unidade Socioeducativa (teórico e prático); Ética Profissional e Direitos Humanos; Acolhida humanizada e construção de vínculos; Estágio em Procedimentos padrão de revista e Equipamentos de inspeção corporal e material de Segurança em Unidade Socioeducativa; Rotina e procedimentos de segurança no setor de inspeção; e Procedimento padrão de registros de ocorrências e estudo de caso.
As disciplinas foram ministradas pelo policial penal Roberto Daniel, pelo coordenador de Segurança da Fundac, Cel. Marcos Barros, pela coordenadora do eixo Abordagem Familiar e Comunitária, Taiza Gomes; pelo coordenador de Inspeção, Pablo Bezerra; e pelos instrutores Wagner Lins e Herica Montenegro (membros do GAR).