Notícias

FUNDAC FIRMA PARCERIA COM CANAL FUTURA E CAPACITA SERVIDORES NO PROJETO CRESCER SEM VIOLÊNCIA

publicado: 18/05/2021 17h00, última modificação: 20/05/2021 22h51
1 | 2
2 | 2
0f3b5374-d95b-49e4-83c9-99d7d7bdead0.jfif
banner-crescer-sem-violencia-desktop.jpg

Aproximadamente 40 servidores da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) iniciaram, na noite dessa segunda-feira (17), uma formação on-line do projeto Crescer sem Violência, por meio de uma parceria do Canal Futura, Childhood Brasil e Unicef, que busca fortalecer a atuação da Rede de Proteção na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente para atuar na prevenção e no enfrentamento das violências sexuais e autoproteção.

De acordo com Rafael Honorato, diretor técnico interino da Fundac, parcerias como esta, junto ao Canal Futura e outras instituições ligadas à Fundação Roberto Marinho, são muito importantes para o Sistema Socioeducativo do Estado, pois pautam problemas comuns ao contexto da comunidade atendida pela Fundação.

Ana Amélia, uma das formadoras do curso, explicou que o Projeto busca reunir todas as instâncias do sistema de garantia de direitos para o fortalecimento e a execução de estratégias no combate à violência sexual de crianças e adolescentes, assegurando, assim, os direitos fundamentais para garantir a dignidade da vida e uma sociedade mais justa.

A formação contará com quatro dias de atividades que englobam a apresentação do projeto Crescer sem Violência e cinco blocos de discussão composto pelos seguintes temas: Que criança é essa? - A criança ontem e hoje; Que Corpo é Esse?; Desenvolvimento Psicossexual de crianças e adolescentes; Conhecendo a série Que Corpo é Esse?; Violências Sexuais; O Caminho a seguir; e A União faz a proteção.

Rafael Honorato lembrou ainda que a parceria faz parte da proposta da Fundac de capacitar os servidores e chega em momento oportuno, já que durante o mês de maio trasncorre o Dia Internacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (18 de maio). “A proposta não é apenas de conscientização, mas também de formar sujeitos ativos socialmente e criticamente para atuar nessa perspectiva de combate a questões que ferem diretamente os direitos fundamentais e humanos”, observou.

“Essa é uma semana marcada pelo combate à violência, temática que só tem se fortalecido nos últimos anos. Começamos no dia internacional de combate à LGBTfobia e seguimos com o marco do dia nacional de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Até quinta-feira, pautaremos muitas questões pertinentes à temática no intuito de fortalecer o combate a todos os tipos de violência”, disse o atual diretor técnico da Fundac.

Crescer sem Violência – Desde 2009, o Canal Futura assumiu o desafio de desenvolver ações e projetos para prevenir e enfrentar as múltiplas formas de violências contra crianças e adolescentes. O projeto Crescer Sem Violência, parceria com o Unicef e a Childhood Brasil, tem como objetivo disseminar informações de qualidade e metodologias para enfrentamento deste tema de modo informativo, atraente e sem expor crianças e adolescentes.

Em diferentes partes do país, o Crescer Sem Violência conta com ações presenciais e à distância de capacitação de educadores e profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente, realização de campanhas ligadas às causas e distribuição de material pedagógico, formando uma grande rede de mobilização. O projeto conta ainda com três séries audiovisuais: “Que exploração é essa?”, “Que abuso é esse?”, “Que corpo é esse?”.