Notícias

FUNDAC DISCUTE TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM SINE/PB

publicado: 08/07/2021 18h32, última modificação: 08/07/2021 18h32
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
4c5f03b0-a8ff-411b-82b8-f82b4efe21a9.jpg
e5707d55-a1b3-47a1-ab61-d5bcb1ee9570.jpg
ba6bb2e0-54af-4c73-a822-90277e3071e4.jpg
795d3aa3-e4bd-46d1-bdc4-858add87b3c6.jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) dá mais um passo na promoção da qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho de jovens que cumprem medidas judiciais nas Unidades Socioeducativas do Estado. Desta vez, a parceria vem se firmando com o Sistema Nacional de Emprego (Sine/PB), através de termo de cooperação técnica discutido durante reunião, nesta quinta-feira (08), na sede da Fundação.

Segundo Waleska Ramalho, presidente da Fundac, a proposta inicial de cooperação entre Fundac e o Sistema Nacional de Emprego (SINE/PB) tem o objetivo de propor a inclusão de jovens oriundos da Socioeducação em empresas privadas que tenham convênio com o SINE Estadual.

“O principal objetivo da cooperação técnica é garantir a promoção e qualificação profissional de jovens que cumpriram medidas judiciais, com cursos profissionalizantes, além de sua inserção no mercado de trabalho. Com isso, é de grande valia ter essa relação com o SINE Estadual, para que possibilite a inclusão desses jovens no primeiro emprego”, enfatizou Waleska.

A reunião é fruto de uma iniciativa da Diretoria Técnica da Fundac (coordenado interinamente por Rafael Honorato), por meio dos eixos Profissionalização e Serviço Egresso, juntamente com a presidência, que apresentaram ao gerente executivo do SINE Estadual, Flávio Costa, uma proposta de termo de cooperação técnica, com o objetivo de retomar uma parceria que já existia e foi interrompida durante esse período de pandemia.

"A proposta é fortalecer o diálogo com o SINE e propiciar que, além do encaminhamento ao mercado de trabalho, jovens que também estejam em cumprimento de medida de restrição de liberdade tenham acesso a cursos realizados em parceria com o órgão; possibilidade esta que funcionou bem antes do período de pandemia e que, enquanto Fundac, desejamos retomar assim que possível", observou Silvana Cibelle, coordenadora do eixo Profissionalização, Trabalho e Previdência da Fundac.

Para Celyane Souza, coordenadora do eixo Egresso, é muito importante para a Fundac ter uma pactuação com o SINE Estadual, pois abre um leque de oportunidades para os jovens que estão cumprindo medida de semiliberdade e estão em pós medida socioeducativa, no contexto do mercado de trabalho. “Para além disso, o enfoque da proposta inicial de cooperação é de estreitar a parceria com esse órgão tão importante para o estado da Paraíba. Assim, só temos a somar e proporcionar oportunidades a estes jovens”, acrescentou.

SINE/PB - Na Paraíba, o Sistema Nacional de Emprego é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e tem a função de organizar um sistema de informações e pesquisas sobre o mercado de trabalho, capaz de subsidiar a execução da política de emprego, em nível local, regional e nacional.

Atualmente, as atividades executadas atualmente pelo SINE/ PB são: O atendimento e o encaminhamento de trabalhadores para entrevistas de emprego; A habilitação para o recebimento do seguro-desemprego; A orientação profissional e encaminhamento para a qualificação profissional; e Ações de fomento ao empreendedorismo e à economia solidária e apoio ao trabalhador autônomo.