Notícias
Fundac comemora dia da família com socioeducandos da Semiliberdade
Lembrar a importância da família no atendimento socioeducativo de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas na Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac). Este é um dos papéis do eixo Abordagem Familiar e Comunitária da Fundac, que, na manhã desta sexta-feira (17), realizou junto aos socioeducandos da Semiliberdade a Festa da Família.
Segundo Wellington Fernandes, vice-diretor da Unidade Socioeducativa, festejar a família é extremamente importante e necessário na Semiliberdade. “Temos uma luta diária para fortalecer e reestabelecer as famílias paraibanas que são atendidas na Unidade. A medida socioeducativa não interfere na vida apenas do educando, mas de toda a sua família. É por ela que os meninos encontram forças e buscam melhorar todos os dias”, disse.
“Na medida de Semiliberdade é necessária uma forte participação da família, pois a responsabilidade é compartilhada para a manutenção da medida até sua totalidade. Manter e restaurar os vínculos afetivos familiares são desafios de grande valor tanto para a direção da unidade, como equipe técnica, diretoria técnica (Ditec) e Fundac como um todo”, acrescentou Wellington Fernandes.
“Nossa maior missão é garantir aos socioeducandos que o convívio familiar aconteça e o eixo Abordagem Familiar e Comunitária vem cumprindo o seu papel da melhor forma com momentos de integração entre socioeducandos, equipe técnica e família”, explicou Cida Pereira, coordenadora do Eixo responsável pelas atividades relacionadas à família dos internos. Durante a comemoração, Cida pediu que os socioeducandos refletissem sobre cada momento vivenciado e que sejam gratos a seus familiares pela presença constante e pelos conselhos.
Para Lilian Medeiros, funcionária da Fundac, participar das festas em comemoração ao mês da família na socioeducação tem sido uma alegria imensurável. “Enquanto funcionária e musicista, levar música e entretenimento para essas famílias é poder corroborar com a proposta de fortalecimento de vínculos e convivência familiar que defendemos e apoiamos em nosso cotidiano de trabalho na Fundac”, relatou Lilian, que, junto ao professor Bennett Oliveira, vem levando muita harmonia e paz para socioeducandos e familiares, por meio da música.
Durante a atividade na Semiliberdade, Solange Gualberto, funcionária da Ditec/Fundac, recitou o poema “Família”, de autoria de Eduardo Miguel Borges, dedicado aos que se fizeram presentes, e, assim como nas demais unidades socioeducativas do Estado, o eixo Abordagem Familiar e Comunitária, junto a toda equipe da diretoria técnica da Fundação, fez a entrega de um kit composto por uma toalha e um sabonete líquido produzido por socioeducandos de Centro Educacional do Jovem durante a oficina de Fabricação de Materiais de Limpeza.