Notícias

FUNDAC CAPACITA AGENTES SOCIOEDUCATIVOS PARA USO DE SCANER NAS UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS DO ESTADO

publicado: 30/05/2022 17h39, última modificação: 30/05/2022 17h40
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
CURSO DE FORMAÇÃO 1.jpeg
CURSO DE FORMAÇÃO 2.jpeg
curso de formação 4.jpeg
curso de formação 5.jpeg
curso de formação dos agentes socioeducativos CELIA.jpeg

Tornar os agentes aptos ao uso do scaner de forma profissional nas unidades socioeducativas da Paraíba foi tema central de um curso de formação na Escola de Serviço Público no Estado da Paraíba-Espep. O curso foi realizado através da Diretoria Técnica (eixos Gestão Institucional e Pedagógica e de Segurança), da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida-Fundac.

O Curso de Formação para o setor de inspeção (busca pessoal e equipamento de revista) - Body Scan e Bag Scan - se encerrou, em João Pessoa, na última sexta-feira, com aulas teóricas e prática. Entre as disciplinas ministradas os agentes socioeducativos receberam informações sobre inspeção de materiais (teórica), aspectos legais da busca pessoal, equipamento de inspeção corporal e de materiais (prática), busca pessoal (prática) e rotina e procedimento de segurança.

O coronel da Polícia Militar da Paraíba e um dos ministrantes, Roberto Costa Rodrigues, disse que o curso de operador de body scanner e bag scanner representa mais um avanço da gestão Fundac, com investimento sistemático na formação e aperfeiçoamento dos seus agentes socioeducativos. Ele considera muito relevante ter pessoal treinado e capacitado para o atendimento das demandas com atuação de forma técnica, profissional, humanizada e ética, com respeito a todos e em consonância com o contexto atual de um estado garantidor de direitos e pautado por uma política de ressocialização.

“Os agentes formados e capacitados estão aptos para o trabalho de revista utilizando recursos tecnológicos e equipamentos modernos que também inspecionam alimentos e materiais que adentram as unidades socioeducativas do Estado”, destacou ressaltando ainda que “com confiança em Deus e união de todos haveremos de ampliar ainda mais a segurança, reduzindo os níveis de ameaça e construindo bases sólidas que permitam a todos superar os desafios e visualizar o futuro com mais esperança!”.

O coordenador de Segurança da Fundac, Capitão Jamerson Abílio, disse que o curso é um passo importante para a melhoria na prestação de serviço dos agentes socioeducativos para com os familiares, visitantes e todos os servidores que chegam às unidades socioeducativas diariamente, que após essa capacitação poderão contar com profissionais habilitados para fornecer um serviço de qualidade, além disso, a realização do curso demonstra o reconhecimento da Fundac da importância dos agentes socioeducativos no desenvolvimento pleno de suas atribuições.

Primeira edição - Ele informou que nessa primeira edição foram capacitados agentes socioeducativos das unidades Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), Centro Educacional do Jovem (CEJ) e Centro Educacional do Adolescente (CEA/JP). O curso do setor de Inspeção foi realizado para habilitar os agentes socioeducativos nas suas atribuições de inspecionar as visitas e os materiais que entram nas unidades socioeducativas do Estado. Ele teve carga horária de 32 horas e disciplinas ministradas pela coordenação de segurança, agentes penais e policiais militares.

A coordenadora do eixo Suporte Institucional e Pedagógico, responsável por esse tipo de formação institucional, Ziza Maia, disse que o curso foi “uma oportunidade de crescimento, valorização do profissional e que tem impacto direto nos serviços, engajamento do servidor e atualização de todo o sistema público, além de que quando a Fundac investe na qualificação de seus profissionais, está investindo também na qualidade do atendimento ofertado aos nossos usuários”.

Segundo Ziza, as disciplinas trabalharam também a humanização do serviço, o respeito à diversidade como de gênero e pessoa com deficiência seja ela socioeducanda, familiar, servidor ou visitante; apontou aspectos legais e práticos do processo de busca pessoal, veicular e material e utilização de equipamentos para inspeção pessoal e material. A partir de amanhã (31) até três de junho, a capacitação será para os agentes socioeducativos do Complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca.