Notícias

Dia da Consciência Negra é lembrado pelas escolas cidadãs nas unidades socioeducativas do Estado

publicado: 23/11/2022 10h00, última modificação: 06/12/2022 12h50
316665991_5104004466368246_8124413222778345328_n.jpg

Rodas de diálogo, debates, produção de desenhos, sarau poético, produção de máscaras, confecção de mural, peças teatrais marcaram a passagem do Dia da Consciência Negra nas Escolas Cidadãs Integral (ECIS) das unidades socioeducativas do Governo do Estado por meio da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’- Fundac, na Paraíba.

A data em que é lembrada o Dia da Consciência Negra, dentre outros temas, suscitou por meio dos professores junto aos jovens e adolescentes questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

Para Flávio Moreira, presidente da Fundac, trabalhar a conscientização e a importância do respeito às culturas independentemente da raça, é uma forma de combater crimes que ainda vivenciamos em nossa sociedade e a ECIS tem papel fundamental nesse processo, através da formação pedagógica de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. “O Governo do Estado e a Fundação apoiam a causa”.

A diretora da Escola Cidadã Integral Almirante Saldanha, Maria da Dapaz Alves disse que o estudante foi impulsionado a acreditar em seu potencial e a reescrever sua própria história através de pesquisas e estudos da história do Brasil. “Todo trabalho contou com o empenho e dedicação da equipe que compõe a socioeducação nas unidades e com a presença de convidados parceiros ligados a movimentos sociais que vêm engrandecer, ainda mais, o trabalho”.

No Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), os socioeducandos participaram de rodas de diálogo e produziram desenhos sobre a temática. No Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha (unidade feminina), o corpo docente realizou um sarau em que homenageou o poeta pernambucano Miró da Muribeca (um poeta negro que iniciou na poesia com versos marcados pelo lirismo e depois começou a refletir na sua obra a violência policial que experimentava no dia-a-dia). A unidade também fez performances e leituras de poesias de outros escritores e artistas negros.

O Complexo Lar do Garoto e Internação provisória montou um mural do Dia da Consciência Negra com produção de máscaras de origem africana. No CEA/João Pessoa além de conversas sobre a temática, houve a certificação dos estudantes protagonistas que participaram da apresentação da peça ‘Os Parças’, no Teatro Lima Penante, durante ocasião do 30° Festival de Teatro.

No CEA/Sousa e no Centro Educacional do Jovem (CEJ) os internos participaram de palestra sobre a Consciência Negra e na Semiliberdade os jovens foram ao Teatro Ednaldo do Egypto assistir o espetáculo ‘O meu eu’.

A data - A data 20 de novembro é uma alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. O 20 de novembro foi proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares, em referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista – com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras.