Notícias
Fundac encerra atividades profissionalizantes de 2024 com certificação do curso de Instalação e Manutenção de Ar Condicionado
A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) encerrou as atividades profissionalizantes de 2024 com a certificação de 17 adolescentes que cumprem medidas judiciais no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e concluíram o curso de Instalação e Manutenção de Ar Condicionado.
A qualificação, coordenada pelo eixo profissionalização da Fundac, teve duração de aproximadamente seis meses (julho a outubro) e carga horária de 160 horas. As aulas práticas e presenciais foram ministradas pelo Instituto Visão Inovar, responsável pela capacitação dos novos profissionais para trabalharem no ramo de refrigeração e climatização.
De acordo com o presidente da Fundac, Flavio Moreira, o curso foi pensado para possibilitar que os socioeducandos saiam do sistema socioeducativo com um novo projeto de vida. “A nossa meta é proporcionar a qualificação e mostrar o melhor caminho a seguir. Cabe a vocês decidirem qual o melhor destino”, disse.
Durante a certificação, o presidente da Fundac aproveitou ainda a oportunidade para anunciar os cursos que farão parte da profissionalização em 2025, entre eles: Mecânica de Moto, Manutenção e Conserto de Celular, e Barbeiro (que já faz parte da grade). “Cursos que possibilitam a geração de renda sem que os adolescentes dependam diretamente do mercado de trabalho”, enfatizou Flavio.
Com o certificado, os adolescentes estão aptos a exercer a função de instalação e manutenção de ar condicionados com competência, disciplina e ética, com habilidades específicas na área. Além de executar a montagem e a substituição de componentes elétricos e mecânicos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, higiene, saúde e segurança.