Notícias
Semas realiza entrega de um cilindro de nitrogênio para melhorar atendimento aos animais silvestres no Cetas
A Secretaria estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), entregou na tarde dessa quinta-feira(28), um cilindro de nitrogênio ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), que fica localizado em Cabedelo. O equipamento que foi entregue será utilizado para alimentar uma perfuratriz óssea, aparelho utilizado para realizar procedimentos ortopédicos nos animais resgatados ou entregues voluntariamente ao centro.
A secretária do meio ambiente e sustentabilidade, Rafaela Camaraense, participou da entrega e destacou a importância do equipamento para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Cetas, em especial aos procedimentos ortopédicos. “Fomos avisados sobre essa demanda e conseguimos adquirir com recurso próprios esse cilindro para que possa estar contribuindo na recuperação e reabilitação adequada dos animais silvestres que precisam passar por algum procedimento ortopédico”, afirmou.
De acordo com o médico veterinário do Cetas, Glenison Dias, a unidade recebe uma grande quantidade de passiformes, em especial os de canto, além de pequenos mamíferos. “Geralmente recebemos passiformes que são apreendedidos em feiras livres ou em residências, eles são os que mais aparecem, já em relação a animais feridos, os pequenos mamíferos lideram a lista, como os timbus e uma grande quantidade de saguin”, destacou.
Em caso de você encontrar alguma animal silvestre machucado ou em lugar apropriado você deve ligar para o 190, a polícia ambiental vai até o local e faz a retirada de maneira segura. O animal será encaminhado para o Cetas, onde receberá os devidos cuidados e logo depois será solto na natureza.
Sobre o Cetas: O Cetas, tem como objetivo receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar os animais silvestres provenientes de ações fiscalizatórias, resgates ou entregas voluntárias. O centro atende diversas espécies, como aves, répteis e mamíferos.