Notícias
Paraíba terá crescimento de 120% no número de voos turísticos da Azul para a alta estação
A Paraíba será um dos destaques da malha aérea de verão 2025/2026 da Azul Linhas Aéreas e da Azul Viagens. Entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a capital paraibana receberá 230 voos extras, que representam mais de 32 mil assentos, reforçando a conectividade do destino com diversas regiões do Brasil, representando um aumento de 120% com relação à alta temporada 2024/2025. As informações foram apresentadas no Nordestur, evento promovido pela Azul Viagens, Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) na manhã desta quinta-feira, dia 14. Através das negociações e articulações do Governo do Estado, a Paraíba terá a inclusão de quatro novos destinos diretos: Cascavel (PR), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP), que passam a se conectar pela primeira vez a João Pessoa por meio de voos regulares da Azul.
O evento de apresentação dos dados foi realizado no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e contou com a presença da secretária sa Setde, Rosália Lucas, do secretário de Estado da Fazenda (Sefaz PB), Marialvo Laureano, do secretário executivo de Turismo, Delano Tavares, do presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, da Head de Negócio da Azul Viagens, Giulliana Mesquita, da diretora comercial da Azul Viagens, Patrícia Ferreira Gomes e do secretário de Turismo de João Pessoa, Victo Hugo.
A companhia anunciou que vai ampliar a operação em rotas já consolidadas, como Congonhas (SP), que passará de um para sete voos semanais diretos, totalizando cerca de 11,7 mil assentos ofertados entre as capitais paulista e paraibana. Outro destaque é a rota Belo Horizonte (MG) – João Pessoa, que terá aumento de 71% na frequência, chegando a 12 voos semanais. A ligação com Uberlândia (MG) dobrará, passando para duas decolagens por semana. Já Campinas (SP), importante hub da Azul, contará com voos diários para a capital paraibana durante todo o período.
O aumento na oferta de assentos e decolagens para João Pessoa gerou uma expansão significativa na disponibilidade de pacotes e passagens para os clientes da operadora. Além disso, o reforço na malha aérea acompanha um cenário de crescimento já observado neste ano. Entre janeiro e julho deste ano, a Azul Viagens trouxe mais de 31 mil clientes para a Paraíba, um crescimento de 41% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram transportados 22 mil passageiros. O aumento também foi registrado na Foram mais de 23 mil pacotes vendidos no primeiro semestre de 2024 e cerca de 29 mil em 2025. Um aumento de 26%.
Para a secretária Rosália Lucas, esse reforço na malha aérea é resultado de um trabalho contínuo de promoção e articulação do Governo do Estado com o trade e companhias aéreas. “Esses resultados são fruto do investimento estratégico e assertivo do governo João Azevêdo e Lucas Ribeiro, que tem priorizado o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico. Temos atuado de forma estratégica para ampliar a conectividade e posicionar a Paraíba como um destino competitivo e atrativo. Cada novo voo representa mais visitantes, mais movimentação econômica e mais oportunidades para o nosso turismo. A alta temporada será um momento importante para mostrarmos todo o potencial da capital e do nosso estado.”
A Azul Viagens, operadora de turismo da companhia, também terá crescimento expressivo no período, passando de 10 para 22 voos dedicados na alta temporada — um aumento de 120%. Isso vai ampliar significativamente a oferta de pacotes e passagens para João Pessoa. Entre janeiro e julho deste ano, mais de 31 mil turistas foram trazidos para a Paraíba pela Azul Viagens, um crescimento de 41% em relação ao mesmo período do ano anterior. O volume de assentos dedicados também mais que dobrou, saltando de 11,7 mil para 24,7 mil.
A Head de Negócio da Azul Viagens, Giulliana Mesquita, destacou os números do estado. "Esses números mostram que a Paraíba está cada vez mais no radar dos viajantes brasileiros. Acreditamos que, com ações conjuntas com o governo, poderemos ampliar ainda mais essa presença. João Pessoa encanta por suas praias preservadas, o clima acolhedor e a combinação perfeita entre história, cultura e natureza. É um destino que conquista desde quem busca descanso até quem quer vivenciar experiências únicas”, destacou a.
Para Delano Tavares, secretário executivo de Turismo, os dados apresentados comprovam o destaque que a Paraíba tem conseguido no Brasil. “Esse aumento significativo na oferta de voos demonstra que a Paraíba está em evidência no cenário turístico nacional. O trabalho integrado entre o Governo do Estado, companhias aéreas e operadores de turismo tem gerado resultados concretos, ampliando a conectividade e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo. Nossa meta é seguir criando condições para que o turista tenha cada vez mais facilidade de chegar ao nosso destino e viver experiências únicas.”
Ferdinando Lucena, presidente PBTur, destacou a importância do incremento na malha aérea para o turismo estadual: “O aumento no número de voos para a alta temporada é estratégico para ampliar a visibilidade da Paraíba e facilitar o acesso de turistas ao nosso estado. Além da expansão da malha aérea, a Empresa Paraibana de Turismo e a Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba vem desenvolvendo um trabalho conjunto de capacitação voltado para agentes de viagens da Azul, com o objetivo de ampliar a comercialização dos pacotes turísticos para o nosso destino."
O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes do trade turístico. Estiveram presentes Gustavo Paulo Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria e Turismo (ABIH PB), Daniel Rodrigues, secretário executivo de Turismo de João Pessoa; Gustavo Paulo Neto, presidente da ABIH; Fábio Barros, secretário executivo de Comunicação; Vital Costa, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Paraíba; Haenell Farias, secretária de Turismo de Cabedelo; Samuel Ribeiro, procurador do PROCON-PB, representando Kecia Liliana; Nivaldo Vilar, presidente da CDL João Pessoa; Christiane Teixeira, presidente da Associação de Receptivos do Brasil; Miguel Ângelo, gerente de Turismo da Setde; João Fernandes, representando a Abrasel-PB; Luciano de Souza, representando o Sebrae; e Marília Patriota, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (ABAV-PB).
Fotos: Pedro Ivo e Carolina Batista