Notícias

Paraíba se destaca através do Artesanato no VIII Encontro Nacional de Cidades Criativas da UNESCO

publicado: 10/04/2025 15h58, última modificação: 10/04/2025 22h46
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2025-04-10 at 09.51.09.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-10 at 09.51.13.jpeg

Começa nesta quinta-feira, 10/04 o VIII ECRIATIVA, encontro nacional das cidades brasileiras integrantes da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), realizado em Penedo (AL). O evento reúne representantes de cidades criativas para trocar experiências e projetos bem-sucedidos em sete áreas: Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Artes Midiáticas, Literatura e Música.  

A Paraíba, representada por João Pessoa (Artesanato e Arte Popular, 2017) e Campina Grande (Artes Midiáticas, 2019), leva ao debate um modelo pioneiro de colaboração entre poder público e artesãos: a parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) e do Labin (Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo).

A primeira-dama e presidente de honra do PAP, Ana Lins, lembra que o Artesanato é muito valorizado pelo Governo do Estado e cita o Salão do Artesanato, que, no mês de junho chega à sua 40ª edição. “A valorização do artesanato passa pelo cuidado que temos que os artesãos e artesãs, promovendo capacitações e participações em salões e feiras por todo Brasil e também no exterior. Sem falar do nosso Salão do Artesanato, que gera um aporte milionário de venda e negócios. É um compromisso fortalecer a cadeia produtiva, gerando renda e empregabilidade para milhares de famílias.”

Rosália Lucas, Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, reforça o papel estratégico do artesanato. "O artesanato paraibano não é apenas cultura, é economia e identidade. Através de iniciativas como o PAP e o Labin, transformamos o talento em renda, gerando emprego, movimentando o turismo e colocando a Paraíba no mapa como um polo de criatividade e inovação. Essa é a prova de que políticas públicas integradas criam desenvolvimento sustentável."

Segundo Marielza Rodriguez, gestora do PAP, a iniciativa apresentada no ECRIATIVA, que envolve o PAP e o Labin, é um caso de sucesso reconhecido nacionalmente. “Pela primeira vez, Prefeitura e Governo do Estado trabalham juntos, no mesmo espaço físico – o Centro de Referência do Artesanato Paraibano (CRAP), em Tambiá – fortalecendo políticas públicas para o setor. Essa integração é um exemplo de como a economia criativa pode ser impulsionada quando há união entre esferas governamentais e a comunidade."

O PAP tem sido destaque nos encontros da UCCN por sua atuação em design, capacitação e comercialização do artesanato local, elevando a produção paraibana a novos mercados. O sucesso da iniciativa reforça o papel da Paraíba como referência em cultura e desenvolvimento criativo.  

Ao todo, 350 cidades fazem parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, sendo 16 delas cidades brasileiras: João Pessoa, Campina Grande, Recife, Penedo, Fortaleza, Belém, Manaus, Santos, São Paulo, Paraty, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Brasília, ⁠Belo Horizonte e ⁠Salvador.

 O VIII ECRIATIVA segue até domingo, dia 13, com debates sobre políticas públicas, inovação e sustentabilidade no setor criativo.

 

Da Paraíba, estão presentes no evento:

PAP

Marielza Rodriguez, Yara Alencar e Giogiane Luna.

PMJP:

Eduardo Barroso Neto e Maria Helena Rocha

Conde:

Dante Tomei

Campina Grande:

Marcelo Barros e Danilo Aleixo.