Notícias

Exposição "Macramê - A Arte de Arrochar o Nó" chega ao SESI Museu Digital em Campina Grande

publicado: 10/07/2025 16h12, última modificação: 10/07/2025 16h12
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
Screenshot_20250710_160628_Drive.jpg
Screenshot_20250710_160617_Drive.jpg
Screenshot_20250710_160726_Drive.jpg
IMG-20250702-WA0099.jpg
IMG-20250702-WA0127.jpg
IMG-20250710-WA0029.jpg

O macramê, tipologia homenageada no 40º Salão do Artesanato Paraibano, ganha um novo espaço em Campina Grande. A partir da próxima segunda-feira, dia 14 de julho, o SESI Museu Digital, localizado no Açude Velho, recebe a exposição "Macramê - A Arte de Arrochar o Nó", uma celebração do trabalho de artesãos paraibanos especializados na técnica. A abertura acontece às 10h, com entrada gratuita e com sugestão de doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições de caridade.

A exposição é uma realização da FIEPB e do Governo do Estado através da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico - Setde e Programa do Artesanato Paraibano (PAP), em parceria com o SESI e SEBRAE. A exposição reúne peças produzidas por artesãos das cidades de Araruna, Campina Grande e João Pessoa e que fizeram muito sucesso no 40º Salão do Artesanato Paraibano, que aconteceu entre os dias 11 e 29 de junho em Campina Grande, com vendas que superaram os R$ 3 milhões.

A curadoria das obras é do designer Sérgio Matos e da estilista Carol Teixeira e a arquitetura expositiva ficou a cargo de Rosemildo Jacinto, que criou um ambiente imersivo para destacar as peças em macramê, desde tapetes e cortinas até acessórios de moda e decoração.

A primeira-dama Ana Maria Lins, presidente de honra do PAP, comemorou a exposição. “Agradecer a todos que contribuíram para a realização dessa Exposição, em especial aos nossos artesãos do Macramê, que fizeram muito bonito e encheram nossos olhos com a apresentação de belíssimas peças no desfile realizado no 40º Salão do Artesanato. Uma comprovação que podemos ir além com força e persistência, unindo tradição, inovação, geração de renda, melhoria de qualidade de vida e realização de sonhos de centenas de pessoas.”

Rosália Lucas, secretária da Setde, destacou a importância da iniciativa: "O artesanato paraibano é um dos nossos maiores patrimônios culturais e econômicos. Levar essa exposição a um espaço tão moderno e acessível como o Museu Digital do SESI é uma forma de valorizar nossos artistas e ampliar o alcance desse trabalho tão especial. Nestas 40 edições de Salão, foi a primeira vez que o macramê foi homenageado e esse destaque abriu as fronteiras comerciais para este grupo específico do artesanato." 

Marielza Rodriguez, gestora do PAP, também expressou sua alegria com a exposição: "É uma grande satisfação para toda nossa equipe do PAP sabermos que, a partir da realização do Salão, tantas oportunidades surgem para os nossos artesãos do macramê. O convite do SESI para uma exposição justamente em um local como o Museu Digital nos mostra que a nossa gestão está no caminho certo, fazendo sempre mais e melhor pelo artesanato da nossa terra!"

Para o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, a realização da exposição é uma ação estratégica de valorização do fazer artesanal paraibano. “É uma grande satisfação oferecer um espaço como o SESI Museu Digital para dar visibilidade ao talento dos nossos artesãos. O artesanato é uma expressão genuína da nossa identidade e merece ser reconhecido como parte da força produtiva da Paraíba. Com esta exposição, celebramos não só a arte, mas também a geração de renda, a criatividade e o empreendedorismo local.”

 

Serviço:  

Exposição "Macramê - A Arte de Arrochar o Nó"  

Data: 14/07/25 (segunda-feira)  

Horário de abertura: 10h  

Visitação: terça a domingo, das 9h às 18h 

Local: SESI Museu Digital – Açude Velho, Campina Grande - PB