Notícias
Equipe da Record Europa faz novas gravações na Paraíba para programa internacional
A equipe da Record Europa está novamente em solo paraibano para a segunda temporada de gravações de uma série que enaltece o estado como destino turístico. A equipe fica até o próximo dia 25 e a rota de gravações vai do litoral ao sertão. A realização desta série de reportagens é resultado de uma ação de fomento ao turismo e ao desenvolvimento promovida pelo Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Comunicação- Secom, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico - Setde e a Empresa Paraibana de Turismo - PBTur.
O Programa Giro é produzido e apresentado pela Record Europa, transmitido a partir de Portugal para mais de 150 países e tem programação voltada para o turismo e o lazer, principalmente no Brasil. A equipe esteve aqui no mês de junho e acompanhou de perto toda a operacionalização do Maior São João do Mundo através da logística fornecida pela Secretaria. “Foi um investimento do Governo do Estado no trabalho de internacionalização do nosso São João. Países da Europa, África, América e Ásia irão se deslumbrar com a nossa festa, que fica cada dia mais conhecida no mundo todo. Artistas já consagrados fora do Brasil, como Elba Ramalho e Alceu Valença, serão mostrados nas reportagens que irão ao ar a partir de novembro. Também serão mostradas a grandiosidade da festa, da cidade, a gastronomia, a cultura e a estrutura do estado para receber o turista. E esse é um esforço grande do Governo, através das Secretarias de Comunicação, Turismo e Desenvolvimento Econômico e PBTur para levar o nome da Paraíba cada vez mais longe”, afirma Rosália Lucas, secretária da Setde.
As gravações das reportagens desta segunda temporada estão programadas para acontecer na Rota do Sanhauá, Costa das Falésias, Cariri, Brejo, Curimataú, Vale dos Dinossauros e Vale dos Sertões. “A produção de energias renováveis também será abordada nas reportagens que dessa vez irão contemplar áreas de interesse econômico como forma de estimular também a atração de investimentos estrangeiros. Queremos mostrar empresas ESG (selo de empresa sustentável, socialmente consciente e bem gerenciada), falar sobre produção associada ao turismo, sobre a infraestrutura e o desenvolvimento do nosso estado”. Comenta Miguel Ângelo, gerente de turismo da Setde.
A primeira série de reportagens, que mostra o São João de Campina Grande, será exibida a partir de novembro nos canais vinculados à Record Europa. Já a segunda série de reportagens sobre a Paraíba ainda não tem data para exibição. Tom Ramos, delegado comercial da Record Europa para o Brasil, está acompanhando as gravações e fala sobre a produção. “Em junho, a gente já fez parte das captações, um pouco de brejo, de cariri, de litoral e voltamos agora para complementar as imagens que faltavam. Além disso, a gente vai para o sertão para cobrir o vale dos dinossauros, o telescópio Bingo, entre outras coisas. Enfim, é uma iniciativa que achamos muito interessante por parte do governo no intuito de divulgar amplamente o turismo não só no litoral, que é o mais comum, mas também incentivando o turismo para o interior do estado”.
Joana Xará é a jornalista apresentadora do programa Giro e relata a alegria e satisfação de estar na Paraíba. Para ela, a energia do povo paraibano e a culinária merecem destaque. “Tem sido uma viagem muito incrível, tenho conhecido o povo que tão bem sabe receber e eu estou verdadeiramente encantada com a gastronomia. Cada prato típico que eu experimento, que eu nem sabia que existia, descubro sabores tão únicos, tão diferentes, tão especiais. A alegria do povo é mesmo a coisa que eu mais gosto de destacar, porque a energia é diferente de todo o lado do mundo”, relata.
A apresentadora finaliza: “vamos tentar ao máximo passar a essência deste povo, desta criatividade através do artesanato, deste gosto em saber receber também através da gastronomia. Tem sido uma viagem muito rica e vamos mostrar através dos mais de 6 programas que vamos gravar aqui, buscando transmitir ao máximo esta essência, que tem sido muito gratificante”.