Notícias

Comitiva do Governo do Estado participa de missão técnica na Argentina para fortalecimento da cadeia do leite da Paraíba

publicado: 26/09/2025 15h30, última modificação: 26/09/2025 15h48
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
agenda argentina cafypel (5).jpeg
WhatsApp Image 2025-09-26 at 09.52.48.jpeg
agenda argentina cafypel (3).jpeg
agenda argentina cafypel (4).jpeg
agenda argentina cafypel (2).jpeg
WhatsApp Image 2025-09-26 at 09.30.48.jpeg

Nesta quinta-feira, 25, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde), Rosália Lucas, o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Vital Costa, e o secretário executivo da Agropecuária, Rafael Lopes de Oliveira, cumpriram agenda técnica na Argentina a convite da Câmara Argentina de Fabricantes e Provedores de Equipamentos, Insumos e Serviços para a Cadeia Láctea (CAFyPEL). A missão é resultado da parceria de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Argentina, que já contou com a visita de técnicos da instituição à Paraíba no início de setembro, em parceria com a Setde e Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

A visita e a troca de experiências entre a Paraíba e a CAFyPEL também são fruto das tratativas conduzidas pela cônsul-geral da Argentina em Recife, Julieta Maria Celeste Grande, que vem fortalecendo o diálogo institucional. “O Consulado Argentino tem desenvolvido uma agenda de trabalho muito ampla com o Governo da Paraíba, com destaque para ações de desenvolvimento econômico. No setor de laticínios, conseguimos articular, em parceria com a SETDE e a CAFyPEL, a primeira missão técnica no Nordeste de um assessor especializado da Câmara, que esteve no estado avaliando tecnologias de produção e propondo estratégias para aprimorar processos, ampliar a eficiência energética e estimular a criação de novos derivados. Essa agenda, que agora se consolida também com a visita da secretária Rosália à província de Santa Fé, demonstra que o trabalho conjunto entre instituições argentinas e o Governo da Paraíba é o caminho para fortalecer o setor produtivo e gerar benefícios para todas as partes envolvidas”, afirmou.

Quando a comitiva argentina esteve na Paraíba, percorreu municípios do Cariri e Sertão para conhecer propriedades produtoras de leite bovino e caprino, além de queijarias e indústrias de laticínios. O objetivo foi avaliar processos, identificar gargalos e propor soluções para otimizar a produção local. Na Argentina, a programação incluiu visitas a laboratórios, indústrias de equipamentos e ao Centro de Tecnologia da CAFyPEL, em El Trébol, na província de Santa Fé. A iniciativa busca ampliar o intercâmbio técnico, gerar oportunidades de cooperação e explorar novas possibilidades de fortalecimento da cadeia do leite na Paraíba.

O diretor executivo da CAFyPEL, Guillermo O. Ferrero, fez uma avaliação da visita e fez prospecções. “Durante a agenda na Argentina, as autoridades da Paraíba visitaram indústrias associadas à nossa Câmara e conheceram o Centro Tecnológico da instituição, onde foram apresentadas iniciativas nas áreas de pesquisa, inovação, formação de recursos humanos, automação e eficiência energética. A programação incluiu ainda a apresentação dos resultados do levantamento realizado recentemente por nosso técnico Mauro Bonafede, que percorreu a cadeia láctea paraibana. Esperamos avançar na concretização de um plano de trabalho de médio prazo que fortaleça a relação do Estado da Paraíba com a CAFyPEL e impulsione a internacionalização das empresas que representamos”.

Dados da Sedap mostram que a Paraíba possui um rebanho de 764.758 caprinos, 744.132 ovinos e, em todo o território paraibano, são 1,371 milhão de bovinos. O estado é o 5º maior em número de caprinos no Brasil e o maior produtor de leite de cabra do país, com uma produção anual de 5,627 milhões de litros. Nas visitas técnicas, a comitiva do Governo conheceu tecnologias e métodos produtivos que podem ser implementados na Paraíba, modernizando ainda mais a cadeia produtiva, fortalecendo pequenos, médios e grandes produtores.

Segundo Rosália Lucas, o Governo da Paraíba está comprometido em investir em parcerias estratégicas que promovam inovação e aumentem a competitividade do setor. “Esta agenda com a CAFyPEL representa um passo importante para consolidar novos caminhos de desenvolvimento econômico, com foco na modernização e na agregação de valor à produção de leite e derivados no estado. O governo João Azevêdo e Lucas Ribeiro tem compreendido a importância dessa cooperação técnica e apoiado iniciativas que ampliam as oportunidades de crescimento para a Paraíba”, destacou a secretária.

O secretário executivo Vital Costa também ressaltou a importância da missão. “Estamos diante de uma oportunidade única de compartilhar experiências e trazer soluções práticas para os nossos produtores. A integração com a CAFyPEL pode abrir portas para tecnologias e modelos de gestão que farão diferença no desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite na Paraíba”, afirmou.

Já o secretário executivo da Agropecuária, Rafael Lopes de Oliveira, enfatizou o impacto direto da cooperação para os produtores locais. “Nosso desafio é dar suporte aos pequenos e médios produtores, que são a base da cadeia do leite na Paraíba. Essa troca de experiências traz conhecimento técnico e novas tecnologias que poderão ser adaptadas à nossa realidade, fortalecendo a produção e ampliando o alcance do setor”, avaliou.