Notícias
Com faturamento de R$ 78 milhões, turismo da Paraíba acompanha crescimento nacional

O mês de maio trouxe boas notícias para o turismo na Paraíba, com o estado registrando um faturamento de R$ 78,4 milhões, representando um aumento de 6,1% no faturamento do setor em comparação com o mesmo período de 2024. No acumulado do ano, o crescimento foi de 6,2%, confirmando a trajetória positiva da atividade turística no estado e demonstrando que a Paraíba acompanha a média nacional (6,0%), que também apresentou um robusto aumento. Os dados, divulgados pelo Conselho de Turismo da FecomercioSP com base em informações do IBGE, mostram que a Paraíba acompanhou o cenário nacional de recuperação do setor. O Brasil atingiu em maio o maior faturamento mensal da série histórica do turismo, que começou em 2012, com R$ 17,08 bilhões – um crescimento expressivo frente aos anos anteriores.
O desempenho positivo foi influenciado por fatores como o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, que estimulou viagens de lazer, as quatro semanas completas de dias úteis, que beneficiaram o turismo corporativo, e a queda no preço das passagens aéreas, que aumentou a demanda por viagens. O transporte aéreo foi um dos grandes destaques, com 8,2 milhões de passageiros transportados em maio – um aumento de 14% em relação a 2024. O faturamento do setor chegou a R$ 4,3 bilhões, crescimento de 12%. Já o segmento de hospedagem registrou um faturamento de R$ 1,9 bilhão, com alta de 15,9%, enquanto a taxa de ocupação dos hotéis subiu 9%, segundo o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb).
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, destaca a integração entre diferentes áreas do governo e a parceria com a iniciativa privada como elementos fundamentais para o avanço do setor. “O governo João Azevêdo e Lucas Ribeiro tem investido na infraestrutura turística, qualificando os serviços, fortalecendo a conectividade aérea e promovendo o destino Paraíba dentro e fora do Brasil através de ações conjuntas com outras secretarias, como a Secretaria de Comunicação Institucional (Secom) e Secretaria de Cultura (Secult). Nosso objetivo é atrair mais visitantes, aumentar o tempo de permanência, estimular o turismo em diferentes regiões do estado e gerar renda e empregos para a população”, explicou Rosália.
Para o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, os dados confirmam que o planejamento e a promoção estão gerando resultados concretos. “Esse crescimento não é por acaso. É fruto de planejamento, promoção e articulação com diversos segmentos do turismo paraibano. Estamos acompanhando de perto os indicadores, e os números mostram que as ações do governo estão surtindo efeito”, afirmou Lucena.