Notícias

Sepog discute monitoramento e avaliação de instrumentos de planejamento

publicado: 26/10/2023 18h55, última modificação: 26/10/2023 18h55

Com o painel "Metodologia de Monitoramento e Avaliação dos Instrumentos de Planejamento: Um estudo de caso – PPA", o diretor executivo de planejamento da Seplag, Jakson Amâncio, provocou, na manhã desta quinta-feira (26), a reflexão entre os servidores estaduais participantes da 2ª Sepog sobre a importância de se avaliar e monitorar constantemente as ações do governo para que, assim, o PPA seja um instrumento cada vez mais efetivo para a gestão/população, e não apenas uma peça teórica de planejamento.

O secretário Gilmar Martins, por sua vez, que realizou a abertura da mesa do evento, que está acontecendo no auditório da PBTur e segue até esta sexta (27), ressaltou a necessidade de que cada servidor utilize-se das ferramentas atualmente ao seu alcance para que tenha condições de monitorar o trabalho que venha sendo realizado. "Estamos trabalhando, dentro do Profisco, no desenvolvimento de um sistema de TI que irá facilitar o processo de monitoramento e avaliação das políticas públicas", destacou.

Já o diretor Jakson Amâncio ressaltou que o PPA deve, com o monitoramento e a avaliação dos programas, permitir que a sociedade identifique se as metas foram ou não alcançadas e se a gestão pública fez as devidas entregas para a população. "A avaliação é um trabalho que só pode ser bem feito se for bem preparado. Existem algumas perguntas apropriadas para isso: o que está acontecendo (e por quê), o que se pode corrigir, o que aconteceu (e por quê), e é possível aprimorar?", explicou.

Programação - Finalizando o evento, a sexta-feira trará o seguinte painel: "Metodologia de Monitoramento e Avaliação da Execução Orçamentária".