Notícias

Seplag participa do XCIV Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento em São Luís

publicado: 05/09/2025 17h47, última modificação: 05/09/2025 17h49
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2025-09-05 at 15.59.35.jpeg
WhatsApp Image 2025-09-05 at 15.58.35.jpeg

Encerrando nesta sexta-feira (5), em São Luís (MA), o XCIV Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento reuniu gestores de todo o país em três dias de debates sobre os rumos do planejamento público no Brasil. Realizado no Hotel Blue Tree Towers, o encontro é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) e contou com a participação da Paraíba, representada pelo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins.

A programação foi iniciada na quarta-feira (3), com os Grupos de Trabalho (GTs) sobre Investimentos Públicos, Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos, Monitoramento e Avaliação, Planejamento de Longo Prazo e Comunicação. Esses espaços de discussão aprofundaram estratégias voltadas à melhoria da gestão pública e à formulação de políticas de longo alcance.

Na quinta-feira (4), o evento seguiu com painéis sobre temas como Plano Maranhão 2050, carreiras ligadas ao planejamento, impactos da reforma tributária, entregas de governo e fortalecimento do ciclo de planejamento e orçamento. A agenda incluiu ainda uma plenária sobre o II Congresso Conseplan, prevista para 2026.

Já nesta sexta-feira (5), último dia do Fórum, os participantes acompanharam a apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho e uma série de painéis temáticos, com destaque para a experiência do PPA do Maranhão e a discussão sobre o PROPAG – Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados. O encerramento ocorreu com a reafirmação do compromisso coletivo de fortalecer o planejamento como instrumento estratégico para o desenvolvimento sustentável e a boa governança nos estados.

De acordo com o secretário Gilmar Martins, “foi muito bom perceber que a pauta do planejamento estratégico de longo prazo já está presente em vários unidades da federação, o que possibilitou a discussão de uma PEC com o propósito de inserir na Constituição Federal a obrigatoriedade da União, Estados e Municípios elaborarem tal instrumento de planejamento para que não tenhamos retrocesso no futuro. Afinal, são políticas públicas baseadas em dados e evidências que possibilitam alcançar avanços econômicos e sócias de forma mais assertiva”. 

Ao longo dos três dias, o Fórum consolidou-se como um espaço fundamental para a troca de experiências entre os estados e para a construção de soluções inovadoras diante dos desafios nacionais. Além da intensa programação técnica, o evento também proporcionou momentos de integração, reforçando a importância da cooperação federativa para o fortalecimento do Sistema Nacional de Planejamento e Orçamento.