Notícias
Homenagem a servidora aposentada da Seplag e painel sobre emendas impositivas marcam último dia da Sepog
O encerramento da terceira edição da Semana de Planejamento, Orçamento e Gestão, realizada pela Seplag, nesta sexta-feira (13) contou, além do painel "Emendas Impositivas - aspectos normativos e operacionais", também com a homenagem da servidora aposentada da secretaria Wilma Lopes.
O secretário executivo da Seplag, Petrônio Rolim, destacou o importante papel desempenhado por Wilma ao longo das décadas que atuou na secretaria. "Wilma se tornou, por muito tempo, um verdadeiro ponto focal quando a matéria era orçamento estadual, sempre disposta a ajudar quem se deparava com o novo das rubricas orçamentárias", disse o secretário Petrônio Rolim.
Já Wilma Lopes, que por anos atuou como Gerente Executiva de Programação Orçamentária, ressaltou a importância do trabalho dos demais servidores para que o estado alcançasse cada vez mais o melhor. "Eu quero o melhor para a minha Paraíba. E isso só é possível quando a gente faz o nosso trabalho com excelência. Isso só foi possível junto aos servidores da Seplag, que compõe quase todo meu histórico profissional", disse, emocionada.
Por sua vez, Laís Dantas, da assessoria técnico-normativo e de controle interno da Seplag, ressaltou durante o painel "Emendas Impositivas - aspectos normativos" questões referentes ao controle do recurso que provém de uma emenda impositiva e as atribuições do poder legislativo e do poder executivo para a materialização desse recurso. "Esse ano, foi disponibilizado um percentual de 0,8% da receita corrente líquida do estado para as emendas impositivas. Cada parlamentar particiona a sua verba como lhe apetece e, quando chega a Seplag, passa pela gerência executiva de fundos e pela assessoria técnica-normativa para que se faça uma análise prévia de conformidade", pontuou.
Já Gertha Crispim, durante a segunda parte do painel "Emendas impositivas - aspectos operacionais", explicou quais as metodologias utilizadas dentro da Seplag desde o momento em que a emenda parlamentar é aprovada até o monitoramento junto aos órgãos que recebem os recursos para sua execução. "Nós observamos desde a concepção do acordo até a prestação de contas, dando todo o suporte também às instituições para qeu possam alcançar o objetivo que tanto almejaram, que muitas vezes é ter o recurso para desenvolver alguma atividade na sua área e melhorar a situação da população a quem assistem", explicou.
A Sepog é uma realização da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, e teve sua terceira edição realizada em 2024 com o apoio da Espep, Empresa Paraibana de Comunicação, Lotep e Funad.