Sedh discute aumento da probreza em encontro para secretários do NE

publicado: 08/02/2020 08h11, última modificação: 18/02/2020 09h34
Foto:Elisa Elsie
encontro de secretarios de assistencia foto de Elisa Elsie.jpg
secretarios de assistencia do nordeste - foto de Elisa Elsie.jpg
PHOTO-2020-02-07-11-52-44.jpg

O Governo do Estado participou nessa sexta-feira (07), do III Encontro de Secretário(a)s de Assistência Social do Nordeste, realizado no Rio Grande do Norte. Na ocasião, a diretora do Sistema Único de Assistência Social(D’SUAS), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Jaciana Magalhães, representa o Secretário Tibério Limeira.

O encontro tem o tema “Integração Regional, Inovação e Aprimoramento do SUAS” e discute o aumento da pobreza e extrema pobreza na região, a exclusão de 400 mil famílias do Programa Bolsa Família no Nordeste em 2019 e a apresentação de propostas para o enfrentamento dessa situação.

Segundo a diretora, Jaciana Magalhães, a participação da Paraíba é de “extrema importância uma vez que esse espaço representa os primeiros passos para a criação de possibilidades de enfrentamento ao desmonte da política pública de assistência social, considerando principalmente a relação que o Governo Federal estabelece com os estados do nordeste, que concentram 31% da pobreza do Brasil. Os investimentos da região estão claramente sendo reduzidos, para além das reduções em âmbito nacional”, destacou.

Alinhado ao Consócio Nordeste de Governadores, que discute as ações de desenvolvimento integrado da região, “o encontro tem caráter de oficina regional do Fórum Nacional de Secretário(a)s de Assistência Social (Fonseas), e pretende identificar demandas regionais específicas, oportunidades de integração regional e compartilhamento de inovações sociais e tecnológicas entre os estados, bem como possibilidades de novos investimentos sociais internacionais e nacionais, e outras expressões da desigualdade social”, explicou a secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) do Rio Grande do Norte, Iris Oliveira.

O encontro se estendeu durante todo o dia de ontem contou com a participação dos secretários e representantes dos nove estados da região.