Novo colegiado do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa é empossado

publicado: 04/09/2024 09h22, última modificação: 09/09/2024 10h36
Fotos: Mano de Carvalho
Fotos: Mano de Carvalho
WhatsApp Image 2024-09-03 at 14.03.56 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-09-03 at 14.04.01 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-09-03 at 14.03.57.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-03 at 14.03.55 (3).jpeg
WhatsApp Image 2024-09-03 at 14.03.57 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-09-03 at 14.03.59.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-03 at 14.04.01.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-03 at 14.04.00.jpeg

O novo colegiado do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI) foi empossado para o biênio 2024-2026, nessa terça-feira (3), em solenidade no auditório da Fundação Casa José Américo, em João Pessoa. Na ocasião, também foi eleita a nova mesa diretora.

O CEDDPI tem caráter paritário, sendo composto pelo poder público e pela sociedade civil. Os novos conselheiros foram nomeados por ato do Governo Estadual, conforme disposto na Lei 8.846/2009 e na Lei 9.005/2009, e atuarão neste órgão normativo e fiscalizador por meio de ações e políticas intersetoriais que garantam a efetivação dos direitos e a promoção da longevidade para a pessoa idosa na Paraíba.

Após a posse, a primeira reunião ordinária do novo colegiado elegeu a nova presidente, uma representante da sociedade civil. A delegada aposentada da Polícia Civil, Vera Lúcia Soares, é a nova presidente do CEDDPI. A vice-presidência ficou com a representante governamental Nilsonete Lucena, técnica de referência da Alta Complexidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

Atuante há 14 anos na delegacia de crimes contra a pessoa idosa e hoje representante da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade (ABCMI), Vera Lúcia Soares, a nova presidente do CEDDPI, afirmou que dará continuidade ao trabalho em prol da pessoa idosa. “Ninguém trabalha sozinho. Então, vou pedir a contribuição dos conselheiros e conselheiras para fazermos um trabalho excelente. Nós reconhecemos o belo trabalho da gestão anterior e vamos dar continuidade, buscando inovar em alguns aspectos. Por exemplo, reivindicar mais delegacias para o estado da Paraíba, pois precisamos de delegacias especializadas em crimes contra a pessoa idosa. As pessoas idosas precisam disso! Acredito que 80% do sofrimento dessas pessoas vem da família, e é necessário um trabalho bem feito nesse aspecto. Estou feliz, porque vou continuar batalhando por melhorias em prol das pessoas idosas, seja na assistência médica, na segurança ou em outras necessidades.”

A chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Mikaele Batista, enfatizou a importância do Conselho e da causa da pessoa idosa. “Essa é uma pauta muito evidenciada pelo Governo. As questões voltadas para esse público, assim como os demais conselhos, estão inteiramente ligadas à secretaria. Precisamos dessa união entre sociedade civil e Governo para avançar e alinhar alguns serviços e programas voltados para a pessoa idosa”, destacou a representante da secretária Pollyanna Dutra, na posse.

A ex-presidente Joilma de Oliveira lembrou emocionada dos quatro anos de sua gestão e do quanto foi desafiador e importante ter participado. “Considero que as duas gestões foram exitosas, fomos reconduzidas para a segunda gestão por aclamação. Isso significa que o Conselho considerou nossa gestão eficiente e comprometida. Entre os desafios que superamos, destaco a minuta da Lei, que é a nova política estadual da pessoa idosa, e a criação do Fundo de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Essa será uma luta que Vera vai herdar, pois essa política dará o tom das ações, serviços, programas e políticas públicas em prol da pessoa idosa. Com muito orgulho, entrego a presidência com a certeza de que fizemos a diferença na Paraíba durante esses quatro anos.”