Governo realiza Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional em Serraria

publicado: 30/01/2020 14h21, última modificação: 30/01/2020 14h21
Segurança Alimentar (2).jpg
Segurança Alimentar (1).jpg

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano(Sedh), de Educação e da Ciência e Tecnologia, e da Saúde, realizou esta semana, no município de Serraria, o I Encontro Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional. Sob a coordenação do Projeto Gestão e Consolidação, do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) na Paraíba, o evento representa um avanço nas ações da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CAISAN-PB).

O encontro contou com o apoio da Prefeitura de Serraria, através do  Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade, este primeiro encontro representou uma experiência marcante para o fortalecimento do SISAN no município, dando a oportunidade para que representantes das secretarias de educação, saúde e assistência social, representantes da sociedade civil, membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, e do  Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Serraria compreendam o funcionamento do Sistema (SISAN). E elaborassem estratégias municipais para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) de maneira interdisciplinar e intersetorial. A iniciativa representa o primeiro passo para a articulação de esforços no território do município de Serraria, com vistas à efetivação do SISAN na localidade.

Na opinião da presidente do COMSEA de Serraria, Juliana Ferreira de Lima, "o encontro foi muito importante, inicialmente pensado apenas para as merendeiras, acabou ampliado envolveu diversos segmentos da sociedade civil e tornou-se um encontro rico, diverso, e de muita partilha trocas de saber. Foi possível conhecer o que o município estava fazendo, e como aprimorar".

Para a supervisora do Projeto Gestão e Consolidação do SISAN, Sarah Araújo de Lucena, "o encontro representou um ganho para o município, seus servidores puderam tirar dúvidas em relação aos programas e ações nas áreas da Saúde e da Educação ligados à segurança alimentar e nutricional, e às políticas públicas em geral. O município foi estimulado a fazer um planejamento intersetorial, desenvolvendo ações de cooperação entre equipes de diferentes áreas com apoio da sociedade civil. Um segundo encontro deverá ser realizado, com foco no funcionamento do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e das Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) de Serraria. E planejar a realização da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional", declarou.