Notícias

Governo empossa membros do Comitê Gestor de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência

publicado: 12/07/2023 14h39, última modificação: 12/07/2023 14h39
1 | 7
Foto Alberto Machado
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
12-07-23 Posse do Camitê Gestor da Pessoa com Deficiência Foto-Alberto Machado  (19).JPG
12-07-23 Posse do Camitê Gestor da Pessoa com Deficiência Foto-Alberto Machado  (21).JPG
12-07-23 Posse do Camitê Gestor da Pessoa com Deficiência Foto-Alberto Machado  (8).JPG
12-07-23 Posse do Camitê Gestor da Pessoa com Deficiência Foto-Alberto Machado  (12).JPG
12-07-23 Posse do Camitê Gestor da Pessoa com Deficiência Foto-Alberto Machado  (17).JPG
12-07-23 Posse do Camitê Gestor da Pessoa com Deficiência Foto-Alberto Machado  (43).JPG

O Governo do Estado empossou, na manhã desta quarta-feira (12), os novos membros do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CGPcD) biênio 2023/2025. A solenidade aconteceu na Fundação Casa José Américo, no bairro de Cabo Branco, na Capital. Os novos empossados assumem a partir de agora o papel de discutir, implantar, promover e também fiscalizar a política da pessoa com deficiência em todas as esferas estatais.

O CGPcD é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. A secretária Pollyanna Dutra, membro titular do Comitê representando a SEDH, ressaltou a importância da sua intersetorialidade. “Este Comitê dialoga com as demais secretarias do governo todo e a sociedade civil. Isso fortalece a democracia e a inclusão social, acima de tudo. Todo mundo importa no processo de desenvolvimento da gestão pública”, destacou.

A secretária frisou ainda que “a deficiência não inibe o talento e nem inibe a imaginação. Pelo contrário, potencializa tudo isso, e merece toda nossa atenção e cuidados”.

Maria Emília de Oliveira Alves, coordenadora estadual de Política Pública para Pessoa com Deficiência, falou sobre o novo momento da política da deficiência a nível nacional como instrução para o estado. “Essa nova reformulação do Governo Federal trouxe para a gente novas perspectivas como o Plano Viver Sem Limite 2, a reestruturação do Conanda e uma iniciativa da Conferência da Pessoa com Deficiência. A partir dessas discussões nacionais trazemos uma melhoria dos serviços que temos hoje, a implantação de novos serviços, além de políticas públicas eficazes que dizem respeito à habitação, à assistência, à educação, à saúde, acessibilidade, inclusão”.

A presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), Simone Jordão, ressaltou a importância do Comitê e o apoio permanente da Funad para seu fortalecimento. “O Comitê gestor tem uma importância imensa para que a gente possa construir ações transversais. A Funad pensa essas políticas públicas em uma parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Humano e o Comitê é um órgão que vem ajudando nessa construção de uma agenda de ações estratégicas em todas as áreas (no eixo saúde, educação, acessibilidade, etc).”

O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência foi criado por meio do decreto governamental Nº. 41.241, de 10 de maio de 2021. Ele é formado por representantes de 20 secretarias da administração direta e indireta.