Notícias

Secretaria da Agricultura Familiar realiza reuniões remotas para alinhar medidas de ajuda aos Agricultores durante a pandemia

publicado: 08/06/2020 20h13, última modificação: 08/06/2020 20h13
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2020-06-08 at 19.39.16.jpeg
WhatsApp Image 2020-06-08 at 19.42.03.jpeg

Duas reuniões por videoconferências foram realizadas nesta segunda-feira (08), em que a pauta de discussão foi apresentar medidas que possam contemplar os agricultores do Estado da Paraíba.

As reuniões, coordenadas pelo Secretário Luiz Couto e o gabinete da SEAFDS, aconteceram em dois momentos, a primeira no período da manhã com integrantes do Projeto Cooperar e no período da tarde com a equipe da Força-Tarefa da secretaria que cuida e acompanha de perto as questões que envolvem o enfrentamento à Pandemia da Covid-19.

Período de Pandemia: a Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, desde o início, vem adotando medidas para ajudar os agricultores e essas medidas entre as quais se destaca disponibilizar meios de comercialização da produção dos agricultores. Estas e outras medidas foram apresentadas ao coordenador do Projeto Cooperar na Paraíba, o senhor Omar Gama.

Na oportunidade, o coordenador do Cooperar explicou. "Diante da situação de Pandemia e das restrições impostas pelo protocolo que devemos seguir para execução das ações do Cooperar na Paraíba, nós ficamos impossibilitados de realizarmos até mesmo o que havíamos previsto para este ano. O objetivo do momento é tentar viabilizar as demandas reprimidas e previstas para o calendário de ações em 2020. No entanto, vamos analisar a possibilidade de colaborar com ações neste período junto aos agricultores e levar ao conhecimento do governador e se pudermos vamos ajudar sim", explicou.

O Secretário Luiz Couto falou aos participantes da reunião sobre demandas que chegam à Secretaria e que por essa razão solicita reuniões remotas junto aos demais órgãos de governo seja secretarias ou projetos vinculados à SEAFDS para compartilhar e tentar viabilizar tais demandas.

"Há cerca de três meses, a população enfrenta a pandemia do coronavírus, que afetou inegavelmente todos os setores inclusive e fortemente os Agricultores. Todos eles produziram muito esse ano por conta das chuvas e solicitam de nós alternativas para ajudá-los, neste sentido estamos conversando com os representantes dos Projetos Procase e Cooperar que são vinculados a nossa Secretaria de Agricultura Familiar para tentarmos viabilizar algo no sentido de contribuir firmemente com a presença do estado neste setor. Devemos apresentar formas que vão da comercialização, escoamento, créditos financeiros se possível por meio do Empreender, enfim, tudo que possa contribuir para minimizar os problemas ocasionados pela Pandemia. Temos a compra que o governo está realizando via Cestas básicas com produtos da Agricultura Familiar que é uma grande ajuda. Agora em junho a venda do milho para as festividades juninas está prejudicada vamos estudar junto ao governo outros meios que os agricultores possam vender seus produtos para que os prejuízos não sejam ainda maiores", ressaltou o Secretário.

Na Segunda reunião, o Secretário fez avaliação interna com a equipe da Força-Tarefa e encaminhou vários pontos que serão divulgados de acordo com a resolução dos encaminhamentos.