Notícias
SEAFDS faz parte de edital no Programa Primeira Chance
O Secretário da SEAFDS, Luiz Couto, esteve presente na solenidade de lançamento do Programa Primeira Chance.
O Edital foi lançado nesta segunda-feira (28), pela secretaria de Educação Ciência e Tecnologia e demais secretarias de governo.
O programa é direcionado a estudantes da Rede Estadual de Ensino e também para egressos da rede.
Vai funcionar com um banco de talentos composto por currículos com competências e habilidades dos estudantes egressos da rede estadual e qualificados por programas governamentais.
O Secretário da Agricultura Familiar, Luiz Couto, havia solicitado ao governo para que os editais contemplassem os estudantes das escolas do campo. O secretário assinou um Termo de Cooperação Técnica, com as Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e com a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico; e todas assinaram Termo de Cooperação com a Superintendência Regional do Trabalho e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). O secretário Luiz Couto tratou com Antônio de Pádua, que coordena o Programa Primeira Chance, sobre os próximos passos na articulação com os demais órgãos e Antônio de Pádua explicou que cada órgão vai especificar um setor que trabalhe com os arranjos produtivos locais (APLs) que serão o elo entre o programa e o setor produtivo.
"É uma oportunidade que o governo abre para os estudantes se qualificarem com cursos oferecidos nas escolas técnicas, ofertando estágios e abrindo caminho para que esses estudantes entrem qualificados no mercado de trabalho. É uma função pedagógica, econômica e social de relevante importância para os estudantes e suas famílias" Disse.
"O próximo edital contemplará o setor de vestuário, moda e couro", afirmou o coordenador Antônio de Pádua.
O secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, destacou que, ao todo, o Programa Primeira Chance vai beneficiar cerca de dois mil e quinhentos alunos. A previsão é que até dezembro sejam abertas duzentas e trinta vagas", disse.
Editais:
Turismo e Hotelaria – Litoral (PBTur), 30 vagas;
Agricultura Familiar (Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido por meio do Procase), 30 vagas;
Prática Profissional (SEECT), 60 vagas;
Moda, Vestuário e Têxtil (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), 30 vagas;
Turismo e Hospitalidade – Brejo e Cariri (PBTur), 30 vagas;
Empreendedorismo (Empreender), 50 vagas.
No evento estavam presentes Secretários de Estado, Associação Brasileira da Indústria e Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de bares e Restaurantes (Abrasel), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Sistema Nacional de Emprego (SINE), Ministério Público do Trabalho e empresários.