Notícias

Agricultura Familiar: Paraíba sedia seminário sobre algodão agroecológico

publicado: 26/07/2023 18h45, última modificação: 26/07/2023 19h00
1 | 4
Secretário Executivo Bivar Duda, Secretário Titular Frei Anastácio e Nino Vilar
2 | 4
Frei Anastácio
3 | 4
4 | 4
Seminário Algodão Secretários SEAFDS.jpg
Seminário Algodão_Frei Anastácio.jpg
Seminário Algodão_2.jpg
Seminário Algodão_Bivar Duda.jpg

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), co-realizou o “Seminário Técnico sobre Algodão Orgânico/Agroecológico e seus Consórcios Agroalimentares no Semiárido”, proposto pela Câmara Temática da Agricultura (CTAF), no âmbito do Consórcio Nordeste.

Realizado em Campina Grande (PB), nos dias 25 e 26 de julho, o evento reuniu pesquisadores , gestores estaduais e federais, agricultores e representantes dos movimentos sociais e organismos internacionais.

O Seminário contou ainda com a participação dos Secretários Frei Anastácio e Bivar Duda, que falaram da importância do tema para o desenvolvimento do arranjo produtivo na Paraíba e apresentaram dados sobre o cultivo do algodão no Estado. 

“O algodão agroecológico e orgânico, cultivado especialmente na Paraíba e no Rio Grande do Norte, vem sendo evidenciado devido o seu potencial econômico e sustentável. Estamos buscando formas de intensificar esse cultivo na Paraíba para desenvolver ainda mais a Agricultura Familiar”, comentou Frei Anastácio, Secretário Titular da SEAFDS. 

Em 2022, foram comercializadas, na Paraíba, 50 toneladas de algodão orgânico com certificado internacional, que tem validade em 73 países, além de 80 toneladas de algodão com certificação em transição. 

Para 2023, a previsão é que o número aumente para 90 toneladas de algodão certificado e 50 toneladas de algodão em transição, segundo dados da ABRIMOS - Associação Brasileira da Indústria da Moda Sustentável.

O evento, que aconteceu na sede da Embrapa Algodão, teve o objetivo de socializar as ações desenvolvidas no Nordeste, bem como a construção de parcerias no arranjo produtivo do algodão agroecológico e seus consórcios agroalimentares. 

Além disso, discutiu as etapas e desafios que permeiam a retomada da cultura algodoeira no Nordeste brasileiro: desde o cultivo e controle de praga, principalmente relacionado ao chamado “bicudo”, quanto os processos de escoamento da produção para as empresas parceiras, que é feito em articulação com os movimentos sociais e organismos internacionais. 

O Seminário Técnico é uma ação proposta pela Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), do Consórcio Nordeste, sendo co-realizado pela SEAFDS e pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).