Notícias
Paraíba participa de IV Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo
O Governo do Estado da Paraíba, através do Secretário Titular da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio, participou da IV Feira Nacional da Reforma Agrária, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de maio, em São Paulo.
A Feira, organizada pelo MST, contou com uma ampla programação cultural, além de seminários, oficinas e debates.
Para o evento, o MST reuniu cerca de 560 toneladas de alimentos dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de todas as regiões do Brasil e contou com a participação de cerca de 320 mil pessoas, somando todos os dias do evento. A Paraíba, através da articulação do MST e da SEAFDS, contribuiu com 6.200 kg de alimentos.
Seminários e Debates
O evento contou com apresentações culturais e seminários que discutiram Agroecologia e Meio Ambiente, os desafios da alimentação saudável e nutrição na educação escolar, a Reforma Agrária e as Relações Humanas e Políticas Públicas e Reforma Agrária Popular, entre outros.
Além disso, Frei Anastácio participou de reunião com representantes dos Estados para fazer o balanço dos produtos adquiridos para a Feira, após 70 dias de preparação. Ao total, o evento arrecadou cerca de 560 toneladas de alimentos.
No evento, também foi discutido pelo Ministério da Fazenda a política de produção e industrialização de alimentos da Agricultura Familiar.
Além de Frei Anastácio, também representaram a SEAFDS o Gerente Executivo de Descentralização da Ação do Governo , Erasmo Lucena e pelo assessor Nino Vilar. A Feira também contou com a participação de diversas personalidades políticas e movimentos sociais do campo de todo o país.
“A Feira teve como objetivo apresentar o resultado da luta pela Reforma Agrária, a partir da construção de um modelo de vida digno no campo, com produção de alimentos saudáveis e mais renda para os trabalhadores e trabalhadoras”, comentou o Secretário Frei Anastácio.
O Secretário registrou ainda o seu agradecimento a toda equipe da SEAFDS e à Gerência Executiva de Controle de Veículos, que foi responsável pela logística do transporte dos alimentos da Paraíba a São Paulo.