Notícias
Grupo de Trabalho vai realizar seminários e oficinas sobre selos e Certificações
A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, por meio do Grupo de Trabalho de Selos e Certificações, vai realizar nos dias 13, 19 21, 27 de novembro e 4 de dezembro, seminários e oficinas para esclarecer dúvidas sobre essa temática.
Essa é uma reivindicação que foi discutida no evento que a Secretaria realizou no último dia 02 de outubro, o Encontro dos Secretários municipais de Agricultura. Na ocasião, se fizeram presentes cerca de duzentos secretários de todas as regiões da Paraíba.
Durante a realização do encontro, vários pleitos foram apresentados pelos secretários municipais, ao Secretário Luiz Couto, o Secretário, desde então, vêm mobilizando a equipe da Seafds e pediu que, as solicitações que estiverem no âmbito da secretaria sejam efetivadas o mais rápido que puder.
Ações imediatas da SEAFDS, em atendimento aos secretários, o Grupo de Trabalho de selos e cerificações está se reunindo para dar segmento a formatação do Fórum permanente junto aos secretários municipais sobre demandas que podem ser realizadas nós próprios municípios, por exemplo, seminários e oficinas com orientações sobre selos e certificações de produtos da agricultura familiar.
Em reunião na manhã dessa terça-feira (16), na Seafds, o grupo deliberou sobre a pauta para seguir com o calendário de seminários que acontecerão nos municípios a seguir com início as oito horas e término as doze horas.
*Sousa dia 13 de novembro
*Cajazeiras 19/11
*Campina Grande dia 21/11
Sumé dia 27/11
Finalizando no dia 04 de dezembro no município de Picuí.
O Grupo de Trabalho quer compartilhar conhecimentos com o público dos seminários.
Secretários de agricultura
Membros dos Conselhos Municipais
Ater, extensionistas, produtores de queijo de manteiga, associações e cooperativas de produtores de leite e queijo, sindicatos rurais e movimentos sociais com atuação no campo. Professores e estudantes das universidades e Institutos Federais.
Os Seminários ocorrerão nos campi do Instituto Federal de cada município citado.
Segundo o coordenador do GT, Eduardo Loureiro, a temática principal abordará todo o passo a passo dos
processos de certificação de produtos agroindustriais, focando especialmente nos produtores de queijos de manteiga, manteigas de garrafas e queijo de qualho de origem caprina e bovina.
Durante a realização dos seminários, será agendado um calendário de oficinas para construção dos processos de adequação à legislação vigente com os produtores que desejarem obter o selo de produtos artesanais e selo arte.
As oficinas serão ministradas pelos membros do Grupo de Trabalho,
para tanto, o GT vem se reunindo para discutir internamente toda temática que envolve o assunto de interesse comum ao público convidado.