Notícias

Governo e IFPB firmam parceria para beneficiar 600 agricultores familiares no estado

publicado: 18/05/2021 11h15, última modificação: 18/05/2021 11h15
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2021-05-18 at 10.12.26.jpeg
WhatsApp Image 2021-05-18 at 10.12.25.jpeg
WhatsApp Image 2021-05-18 at 10.12.25 (1).jpeg

O governo da Paraíba por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido firmou uma parceria com o Instituto Federal para fortalecer os (APLs), Arranjos Produtivos Locais com cursos de aperfeiçoamento e qualificação e vai beneficiar diretamente 600 agricultores familiares em todas as regiões do estado.

Inicialmente serão dez Arranjos Produtivos Locais (APLs) com acesso a tecnologias sociais no intuito de fortalecer a Agricultura de base agroecológica que é o principal viés de trabalho da Secretaria de Agricultura Familiar na Paraíba.

Para tanto, a Secretaria e o Instituto Federal da Paraíba irão trabalhar juntos com a disseminação de conhecimentos para qualificar e agregar valor aos APLs e beneficiar os agricultores.

O termo de Cooperação Técnica entre as instituições foi assinado ontem, segunda-feira (17), pelo secretário da Agricultura Familiar, Jonildo Cavalcanti e o reitor do Instituto Federal da Paraíba, Nicácio Lopes. A assinatura aconteceu no Campus do IFPB em João Pessoa.

Segundo Josi Batista, a iniciativa irá beneficiar 600 agricultores e agricultoras familiares em todas as regiões paraibanas. “Este é um público muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado e o IFPB já vem realizando diversas atividades junto a eles, através de ações de extensão. Esta parceria é muito importante para somar esforços neste sentido”, destaca.

A pró-reitora Cleidenedia Oliveira enfatizou a alegria na concretização da parceria junto ao Governo do Estado. “O momento é de muita alegria e representatividade. Esta parceria vem coroar o protagonismo da Agricultura Familiar na nossa instituição, em busca de um maior fortalecimento e ampliação de ações”.

Para o reitor Nicácio Lopes, as ações voltadas aos agricultores possuem um impacto social forte. “O fortalecimento dos APLs através da qualificação profissional, com cursos de formação inicial e continuada, possui uma perspectiva clara de inserção em atividades com potencial gerador de renda a estes públicos. Junto ao governo, vamos conseguir qualificar e prestar assistência técnica rural a centenas de agricultores, beneficiando diversas famílias que vivem da produção de diversas culturas”, afirmou o reitor.

"Vamos juntos nesta construção que beneficia muito o desenvolvimento da nossa agricultura que é pujante e essa troca de conhecimentos reforça ainda mais o nosso trabalho. Eu conheço a experiência do Instituto Federal da Paraíba na realização de ações voltadas à Agricultura Familiar. No governo, a gente vem somando esforços para estar junto aos agricultores. A celebração de acordos como este mostra a importância desse público que, mesmo diante de tantas dificuldades impostas pela pandemia, prossegue mostrando sua fortaleza. Esta é apenas a primeira de várias parcerias que virão pela frente”, finalizou o secretário.

Presentes na solenidade o diretor-geral da unidade, Neilor César dos Santos; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Cleidenedia Oliveira; da diretora de Extensão Popular e Rural, Josi Batista; o secretário Jonildo estava acompanhado da chefe de gabinete, Viviany Aquino, além de outros auxiliares da Secretaria de Agricultura Familiar.