Notícias

Governo do Estado faz lançamento do Programa Algodão Orgânico Paraíba no município de Ingá

publicado: 22/03/2022 09h26, última modificação: 22/03/2022 09h27
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
01.jpeg
02.jpeg
03.jpeg
04.jpeg
05.jpeg
06.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familar, em parceria com o município de Ingá, realizou o lançamento do Programa Algodão Orgânico Paraíba. O evento aconteceu ontem, dia 21 de março, e na oportunidade, associações, sindicatos, entidades, agricultores, empresas e demais envolvidos com a produção do algodão no Estado participaram e discutiram os rumos promissores que aguardam para a Safra 2022 do Algodão em toda Paraíba.

A Paraíba é referência nacional e internacionalmente pela produção de algodão, uma das principais cadeias produtivas do Brasil e do mundo. O algodoeiro é uma planta como outra qualquer, que necessita de cuidados para poder crescer e se desenvolver até no final florescer e fornecer a fibra do algodão e por isto o governo mantém a garantia de mercado, certificação e orientação técnica aos agricultores paraibanos.
Orientações e acompanhamentos coordenados pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e da Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural - Empaer.

O prefeito do município de Ingá, Roberio Lopes Burity, contou um pouco da história da produção de algodão em seu município. "O município de Ingá que já foi o segundo maior produtor do conhecido 'ouro branco', perdendo apenas para Patos no estado da Paraíba na década de 40, retomou a plantação de algodão em 2021, sendo de uma forma completamente inovadora e sustentável, sem uso de agrotóxicos e pesticidas, surgindo o projeto Algodão Orgânico de Ingá. Após a praga do bicudo que devastou os produtores naquela época, causou insegurança aos agricultores em relação a retomada da produção, que com total apoio da gestão fez alguns “se arriscarem” a plantar e que para surpresa de todos, foi um verdadeiro sucesso diante da proporção da produção e do reconhecimento global" Contou.

O projeto Algodão Orgânico de Ingá foi apresentado e acompanhado pelo governo estadual através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), que tem a coordenação do secretário executivo, Jonildo Cavalcanti e o secretário, Bivar Duda, os secretários aderiram ao Programa junto aos municípios para assim executar por toda Paraíba, sendo determinado o lançamento para a safra de 2022, do Programa Algodão Orgânico Paraíba, em Ingá o que ocorreu com grande entusiasmo por todos (as), que estavam presentes.

Por fim, e como ja mencionado, o evento aconteceu nesta segunda-feira (21), sediado pelo município de Ingá, por ter sido pioneiro com o projeto que garante mais benefícios econômicos, sociais e ambientais. Envolvendo diversas entidades como Procase, Cooperar, Senai, Sebrae, Embrapa, Empaer, Sedap, Famup, Banco do Nordeste, Institutos, Universidades, Empresários da Redes Santa Luzia, Natural Cotton Color, participação online das empresas Cataguases e Dalila Têxtil, representantes da assembleia legislativa da Paraíba, câmara federal, câmara municipal, sindicatos, associações, diretorias, conselhos, prefeitos e vice-prefeitos, cerca de quinze municípios do vale do Paraíba estão inseridos, tendo a participação de treze cidades durante a solenidade.

Representantes de Municípios presentes no evento:
Ingá, prefeito Robério Lopes Burity;
Riachão do Bacamarte, prefeito José de Arimatéia;
Serra Redonda, prefeito Francisco Bernardo;
Juarez Távora, representado por membros das associações e sindicato rural;
Itatuba, prefeito Josmar Lacerda;
Mogeiro, vice-prefeito José Neto;
Salgado de São Félix, representado pelo secretário municipal da agricultura e membros do conselho rural e associção;
Itabaiana, prefeito Lúcio Flávio;
São José dos Ramos, prefeito Matheus Amorim;
Juripiranga, prefeito Tom Maroja;
Gurinhém, vice-prefeito Itamar Ribeiro;
São Miguel de Taipu, prefeito Laelson Albuquerque;
Sobrado, prefeito Olinaldo Martins.