Notícias
Debater a Agricultura Familiar e Ruralidade em tempos de Pandemia
O diálogo aconteceu na manhã desta quinta-feira (23) e contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e dos Projetos Procase e Cooperar, além de representantes da sociedade civil CASACO/ASA -PB e integrantes do Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável no estado.
Durante a live, bastante prestigiada, os convidados falaram de projetos, políticas públicas que fortalecem o meio rural como também, preocupações com o escoamento e comercialização da produção dos agricultores e agricultoras familiares na Paraíba.
O representante da Seafds, Jailson Lopes, explicou que a Secretaria vem desenvolvendo Projetos que visam fomentar a Agricultura Familiar de base Agroecológica. "Nós, apesar das dificuldades temos buscado incentivos financeiros por meio de emendas e estamos com projetos estruturantes para a Agricultura Familiar da Paraíba. O Secretário Luiz Couto procurou, mesmo diante da pandemia, não parar suas atividades e nós estamos - em parceria com a Empaer, Sudene e Funcep - apresentando os nossos projetos. Alguns, já aguardando processo licitatório para darmos andamento. Lógico que a pandemia atrasou algumas ações, mas estamos seguindo e sabemos da nossa responsabilidade em agir junto aos Agricultores e Agricultoras do nosso Estado. Quero, em nome da SEAFDS, parabenizar a todos e a todas que vivem e trabalham no meio rural pelo dia Internacional da Agricultura Familiar," Disse o Gerente de Projetos especiais da Secretaria de Agricultura Familiar.
A live contou com a participação de Aparecida Henriques (Procase), que na oportunidade apresentou o trabalho do projeto junto as mulheres, os jovens e os quilombolas na Paraíba.
Márcia Dornelles Representando o Território da Zona da Mata Norte, na ocasião, falou das lutas e avanços conquistados pelos trabalhadores e Trabalhadoras especialmente no território que tem atuação e parabenizou os Agricultores e Agricultoras pelo dia Internacional, celebrado no próximo dia (25), sábado.
Célia Araújo, ASA/CASACO-PB falou sobre a importância do debate, dos desafios enfrentados pelos Agricultores e Agricultoras e que "o mais importante é fortalecer com bons projetos construídos coletivamente para incentivar que o homem e a mulher do meio rural vivam cada vez melhor em seu habitat que é a terra trabalhando com a Agricultura Familiar de base Agroecológica" Enfatizou, Célia.