Notícias
SEMTD realiza 1º Workshop de lideranças para revisão da estratégia de Governo Digital da Paraíba
O acesso aos serviços e informações disponibilizados pelo Governo do Estado ficará mais simples e fácil para a população paraibana, após a assinatura do Termo de Intenção para Celebração de Convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), visando à implementação de ações conjuntas para a promoção do programa Governo Digital na Paraíba. Na prática, essa parceria tem como foco planejar e implementar ações que melhorem a qualidade dos serviços públicos oferecidos digitalmente, com menores gastos de tempo e de dinheiro por parte dos cidadãos. “A soma dos esforços, em termos de recursos humanos, mas também de recursos financeiros, vai potencializar ainda mais esse processo de qualificação e de capacitação dos nossos servidores e de toda uma rede que atua na concretização, na consolidação da nossa Estratégia de Governo Digital [EGD]”, comemorou o secretário de Estado da Administração (Sead), Tibério Limeira, durante a assinatura do Termo, realizada na manhã de ontem, no Centro de Treinamentos do Sebrae-PB, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. Além do titular da Sead, o documento foi assinado pela secretária-executiva de Administração e secretária- -executiva de Modernização e Transformação Digital da Paraíba, Jacqueline Gusmão; e pelo diretor técnico do Sebrae-PB, Lucélio Cartaxo, que aproveitou a ocasião para ressaltar que a parceria será fundamental para aumentar a transparência e a eficiência dos serviços públicos.
“O Sebrae entra como parceiro técnico e financeiro para ampliar a transparência e a eficiência, e quem vai ganhar mais com isso são as pessoas que estão na ponta, os usuários”, afirmou Lucélio, enfatizando o impacto positivo da iniciativa para a população. Na ocasião, Jaqueline salientou a relevância do convênio para o aprimoramento do Governo Digital. “A assinatura deste Termo é mais um importante passo para a implementação do Governo Digital no estado. Estamos reunidos com mais de 19 órgãos para que o Sebrae, nosso mais recente parceiro, possa colaborar com essa agenda tão importante”, observou a secretária-executiva de Modernização e Transformação Digital.
Tibério ainda chamou atenção para os benefícios duradouros projetados pela parceria com o Sebrae-PB, que já vem sendo bem-sucedida em diversas outras áreas. “É o início de uma caminhada, de uma jornada muito bem-sucedida para a Paraíba. Inclusive, serão dois anos de convênio, ultrapassando o período de mandato do governador João Azevêdo. Isso quer dizer que a gente quer deixar políticas de Estado, não só políticas de governo, que possam atravessar mandatos e deixar um legado para o povo da Paraíba”, complementou o secretário da Administração estadual. O analista técnico da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-PB, Thiago Lucena, também reforçou o compromisso com a modernização dos serviços públicos disponíveis por meios digitais: “Acreditamos juntos nesse trabalho e sabemos que temos condições de fazer uma discussão de qualidade para avançarmos na modernização dos serviços e proporcionar uma experiência mais agradável para os usuários”.
Lideranças debatem novas ações estratégicas
A partir de uma iniciativa nacional desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a atual EGD da Paraíba foi elaborada e implantada em 2021, tendo vigência até 2026, com base em cinco princípios fundamentais: foco nas necessidades do cidadão; integração de serviços, sistemas e bases de dados; transparência; eficiência; e simplificação de processos. Entre os principais marcos desse processo de digitalização, destacam- -se o Sistema Integrado de Orçamento e Planejamento (Siop), o Paraíba Digital — plataforma que agrupa mais de 100 serviços públicos para a população —, o RG Digital e o PBDoc — um sistema de produção, gestão, tramitação, armazenamento e preservação de documentos.
Mesmo faltando um ano para o encerramento de sua primeira EGD, o Governo da Paraíba decidiu dar início ao processo de revisão do plano, levando em consideração o contexto atual da tecnologia e o aumento na velocidade dos processos informacionais, com o crescimento das ferramentas de inteligência artificial (IA). “Assim, é primordial que a gente revise a estratégia, com foco na melhoria de processos internos que impactam diretamente, para facilitar e contribuir com o acesso do cidadão aos serviços. O Sebrae estará junto conosco, com sua expertise, para nos ajudar a pensar ações mais eficientes”, frisou o assessor técnico da Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital do Estado, Aluísio Bruno.
Por isso, logo após a assinatura do Termo, ontem, líderes de órgãos estaduais começaram os debates sobre o tema, na mesma unidade do Sebrae-PB, promovendo o 1º Workshop de Lideranças para Revisão da Estratégia de Governo Digital da Paraíba. Conduzido por Aluísio Bruno, o evento tratou de conceitos e medidas para tornar o acesso mais fácil e transparente para a sociedade. Ana Carolina Benelli, diretora-executiva da Linked Data — empresa de consultoria responsável pelo planejamento e pela revisão da EGD da Paraíba — também contribuiu com as discussões. “Já apoiamos outros estados e, agora, chegamos à Paraíba, onde reforçamos a importância da segurança e da qualidade do serviço público, para oferecer serviços melhores e experiências mais agradáveis aos usuários”, destacou.