Notícias
Secretaria da Administração Penitenciária participa do desfile de 7 de setembro
O vice-governador Lucas Ribeiro representou o governador João Azevêdo e prestigiou o desfile cívico-militar deste 7 de setembro, dia histórico em que o País celebra sua Independência. O secretário João Alves, juntamente com o secretário executivo João Paulo Barros e o chefe de gabinete Tércio Chaves também assistiram os desfiles. A Polícia Penal desfilou em viaturas e recebeu aplausos das autoridades e do público, em João Pessoa.
O vice-governador expressou sua satisfação em participar deste momento histórico para o Brasil e a Paraíba, destacando a importância da união nacional e da valorização dos símbolos da pátria. "É uma honra participar deste desfile, que marca um momento tão significativo na história do nosso país, que é a independência do Brasil. É uma oportunidade para expressar nosso amor à nação e valorizar os símbolos nacionais, que pertencem a todos, independentemente de ideologia ou partido político. Esse é o principal destaque deste dia: resgatar e valorizar nossa identidade como brasileiros", ressaltou Lucas Ribeiro.
“Na condição de Secretário de Administração Penitenciária, venho agradecer e elogiar os Policiais Penais pela forma como se apresentaram durante o desfile cívico-militar. A Polícia Penal desfilou com compromisso, altivez, brilhantismo e Profissionalismo. Parabéns!”, declarou o secretário João Alves de Albuquerque.
O gestor da Seap também agradeceu e parabenizou o secretário executivo João Paulo Ferreira Barros pelo empenho na organização do desfile da Secretaria: "Agradecer ao Dr João Paulo, por ter representado a SEAP junto aos órgãos encarregados do planejamento do Desfile Cívico. O planejamento funcionou perfeitamente. Parabéns".
O secretário executivo agradeceu a Dr. João Alves: "Muito obrigado, Dr. João. Fico extremamente feliz em ter contribuído de alguma forma, aproveito para agradecer e parabenizar todos os Policiais Penais pelo excelente desempenho hoje durante o desfile, foi muito bonito de se vê, realmente emocionante. Orgulho em fazer parte dessa família, Polícia Penal!".
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária - Seap - participou na manhã deste 7 de setembro - por meio da Polícia Penal - do Desfile Cívico Militar realizado na Avenida Duarte da Silveira, em João Pessoa. Um total de 19 viaturas, sendo sete da Força Tática Penitenciária – FTPEN, cinco viaturas do Grupo Penitenciário de Operações Especiais - GPOE, além de outros veículos oficiais do Sistema Prisional Paraibano. A Seap, criada em 1928, completará 95 anos dia 14 de novembro.
O desfile foi aberto pelas Forças Armadas, seguido da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e naa sequência desfilou a Polícia Penal. Após as Forças de Segurança da Paraíba teve início as escolas públicas e privadas, além de instituições e entidades civis. Antes do desfile o vice-governador Lucas Ribeiro participou do hasteamento do Pavilhão Nacional.
O grupo de escolta da Paraíba foi criado em abril de 2013 e instituído como Força Tática Penitenciária – FTPEN em julho do mesmo ano. Sua missão é realizar as escoltas requisitadas pelo Poder Judiciário, Ministério Público e outras devidamente autorizadas pela GESIPE, bem como atender acionamentos de suporte e atendimentos médicos, quando por determinação da coordenação julgar-se conveniente reforço de segurança, dentre outras missões.
Em fevereiro de 2023 o GPOE/PB - Grupo Penitenciário de Operações Especiais da Paraíba - completou 11 anos de criação. É formado por homens e mulheres extremamente qualificados para missões especiais. O GPOE/PB é gerenciado pela GESIPE - Gerência Executiva do Sistema Penitenciário e hoje tem efetivo de 60 policiais penais, sendo sete mulheres. A equipe tem como diretor-geral o policial penal Fabiano Lucas, diretor-administrativo Carlos Augusto e diretor-operacional Dinamerico Cardim.
Fotos: Josélio Carneiro, Edvaldo Malaquias e acervo Seap