Notícias

Seap reforça a importância da participação dos Policiais Penais em pesquisa nacional do PRÓ-VIDA

publicado: 08/06/2021 12h21, última modificação: 08/06/2021 15h09

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP) reforça o chamado dos Policiais Penais a participarem da pesquisa nacional do PRÓ-VIDA. Esta ação realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública tem o intuito de levantar informações sobre saúde, segurança, valorização e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública e defesa social de todo o país.

Os participantes devem responder ao questionário em seus e-mails pessoais que chegaram através do endereço pesquisa.senasp@mj.gov.br (Caso não apareça na caixa de entrada de seu e-mail, lembrem-se de verificar a caixa de spam e lixeira. Por ser disparado para lotes com centenas de destinatários, pode ser compreendido pelo sistema como e-mail mal-intencionado). As informações contidas neste questionário são sigilosas, individuais e seguras.

O resultado da avaliação da pesquisa será dividido por regiões e compartilhado com as respectivas secretarias para a construção de políticas públicas eficazes para cada necessidade. Além de nortear o repasse financeiro do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Assim, é de extrema importância que todos participem para que o resultado final seja significativo.

O Secretário Executivo da Administração Penitenciária do Estado, policial penal, João Paulo Barros, incentiva a participação de todos, “a Seap deu um passo importante no processo de valorização e qualificação com relação a qualidade de vida do policial penal e servidores em geral. Tenho certeza que com a implantação desse programa teremos projetos desenvolvidos que irão impactar diretamente na qualidade de vida do policial penal e seus familiares. Assim, reforço o chamado para os policiais penais que têm formação na área de saúde, para que realizem a pesquisa disponibilizada pelo setor de RH para a formação do quadro efetivo do nosso PRÓ-VIDA”, afirma João Paulo.

O Subgerente do Setor de Recursos Humanos da Seap, Thiago Poggi, defende a participação de todos para que haja maior precisão nos resultados, “é interessante que o profissional da polícia penal no estado da Paraíba preencha essa pesquisa do Ministério da Segurança Pública para que o Ministério tenha um diagnóstico regionalizado. Saber o que é que o nosso policial penal do estado da Paraíba, no âmbito da Administração penitenciária, almeja em relação a qualidade de vida.”

Como primeiro passo, a Seap já publicou a Portaria n° 132/GS/SEAP/2021 que dispõe sobre a criação do Programa de Qualidade de Vida dos Profissionais do Sistema Penitenciário da Paraíba – PRÓ-VIDA SISPEN-PB. Este programa utilizará os dados resultantes da pesquisa federal para implementar as ações de valorização profissional que compreendem as temáticas de aposentadoria, competências profissionais, desenvolvimento pessoal, habitação, reconhecimento profissional, assistência jurídica no desempenho das funções, bem-estar socioeconômico-cultural, dentre outros, além da saúde e segurança do trabalho.

Para o PRÓ-VIDA SISPEN-PB está sendo realizada uma pesquisa com os policiais penais da Paraíba que possuem profissões de nível médio e superior na área da saúde. A pesquisa iniciou no dia 04 de junho e encerrará no dia 11. Até o momento, conta com 43 inscritos e selecionará profissionais para atuar no Programa.

 

#Seap #provida #policiapenal