Notícias

Seap promove evento em Campina Grande: "Setembro Amarelo - O ano inteiro pela vida"

publicado: 15/09/2025 17h09, última modificação: 15/09/2025 21h38
1 | 2
2 | 2
Seap promove evento em Campina Grande Setembro Amarelo - O ano inteiro pela vida_1.jpg
Seap promove evento em Campina Grande Setembro Amarelo - O ano inteiro pela vida_2.jpg

Firmando seu compromisso com a saúde mental, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) está promovendo o evento "Setembro Amarelo: o ano inteiro pela vida". A iniciativa, que reforça a importância do cuidado com a saúde mental de forma contínua, acontecerá no dia 16 de setembro na cidade de Campina Grande.

A ação demonstra o papel do poder público na execução das diretrizes da campanha, levando uma discussão sobre o tema para dentro de suas instituições e para a sociedade. O evento, que já aconteceu em anos anteriores, como em 2024, tem como foco principal a saúde mental e o bem-estar dos servidores penitenciários.

Segundo a psicóloga e policial penal Silnara Galdino, a criação de um espaço de discussão e conscientização sobre a saúde mental e a prevenção do suicídio é essencial.

Ela ressaltou que o objetivo é fornecer apoio e ferramentas para que os profissionais possam lidar com os desafios de sua rotina de trabalho. A iniciativa, alinhada à campanha “Setembro Amarelo: o ano inteiro pela vida, destaca a importância de um cuidado contínuo com a saúde mental, indo além do mês de setembro.

Setembro Amarelo é agora política pública nacional

A Lei n.º 14.549, de 13 de abril de 2023, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elevou a posição da campanha Setembro Amarelo a uma política pública nacional. A legislação institui o mês de setembro como o Mês Nacional de Conscientização sobre a Saúde Mental e a Prevenção do Suicídio, garantindo a continuidade das ações em todo o território brasileiro.

A sanção da lei reforça o compromisso do governo com a promoção da saúde mental e com o enfrentamento dos desafios relacionados à automutilação e ao suicídio. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023, mais de 16,8 mil óbitos por suicídio foram notificados no país, evidenciando a urgência e a relevância do tema.

A legislação estabelece que, anualmente, durante o mês de setembro, serão realizadas campanhas informativas e educativas em todo o país. As ações terão como objetivo:

— Informar a população sobre os riscos e sinais de alerta de automutilação e suicídio;

— Orientar sobre os recursos e serviços disponíveis para apoio e tratamento;

— Reduzir o estigma e o preconceito associados aos transtornos mentais.

— Estimular a busca por ajuda profissional e o fortalecimento de redes de apoio.

A lei também incentiva a participação de órgãos públicos, instituições de ensino, organizações não governamentais e da sociedade civil na promoção de atividades como palestras, eventos e iluminação de prédios públicos com o cor amarelo. Essa mobilização conjunta busca ampliar o diálogo sobre o tema e oferecer suporte a quem precisa.

Serviço

Evento: "Setembro Amarelo: o ano inteiro pela vida"

Horário: 08h00

Local: UNIFIP – Campus Campina Grande

Rua Floriano Peixoto, nº 3333 – Bairro Santa Rosa, Campina Grande/PB

_______

Ascom-Seap/PB