Notícias

Seap-PB participa no Ceará do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

publicado: 26/11/2025 15h15, última modificação: 26/11/2025 20h29
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Seap-PB participa no Ceará do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas_1.jpg
Seap-PB participa no Ceará do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas_2.jpg
Seap-PB participa no Ceará do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas_3.jpg
Seap-PB participa no Ceará do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas_4.jpg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), por meio da Gerência Executiva de Ressocialização, participa do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, em Fortaleza, no Ceará.

A convite da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) os estados foram representados por seus pontos focais e, na tarde da terça-feira (25), participaram de um painel que dialogou sobre a remição da pena pela leitura e a instalação de bibliotecas nas unidades prisionais de todo o país.

Representando a Seap-PB, participam do evento Reginaldo da Silva Araújo, policial penal e coordenador de Trabalho e Renda da Seap; Maria Samaia Ferreira Belo, pedagoga e coordenadora de Educação, Cultura e Esporte da Seap; Leilane Soares de Lima, coordenadora de Políticas para Mulheres e Promoção de Diversidades.

Segundo Samaia Belo, “estar no Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas é um momento ímpar e de celebração, visto que é a primeira vez que o sistema prisional é convidado a participar e apresentar a realidade do acesso à leitura no cárcere nacionalmente. Essa conquista promove a educação como ferramenta de transformação social”.

O Coordenador de Educação, Esporte, Cultura e Lazer da SENAPPEN, Rodrigo Dias, apresentou dados sobre a evolução da implantação de espaços de leitura nos estados, doação de livros e participação de reeducandos nos projetos de remição pela leitura no Brasil.

Segundo ele, a colaboração dos estados é de suma importância no crescimento dos números e no alcance da leitura às pessoas privadas de liberdade que, além da diminuição da pena, adquirem conhecimento através de cada livro lido.

A Paraíba tem desenvolvido o programa “A Leitura Liberta” em todo o estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, e é uma das finalistas do projeto “Viva a Leitura”. O encontro começou dia 24 e se encerrará nesta quinta-feira (27).

_______

Ascom/Seap-PB

Imagens: Leilane Soares