Notícias
Seap-PB participa do III Seminário Nacional de Alternativas Penais
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) participa do III Seminário Nacional de Alternativas Penais — Perspectivas à luz do Plano Pena Justa, que se iniciou na última quarta-feira (3) e segue até esta sexta-feira (5). O evento é sediado no Auditório do Ministério Público de Salvador (BA).
Ao longo dos três dias do seminário, dez mesas de discussão estão abordando as seguintes temáticas: qualificação da política nacional; estruturação dos comitês e câmaras temáticas; vulnerabilidades sociais; articulação de redes, gênero e os atravessamentos na política penal; políticas sobre drogas; e reflexões sobre justiça racial como instrumento de enfrentamento ao Estado de Coisas Inconstitucional.
A Seap-PB está sendo representada no evento pelo coordenador da Central Integrada de Alternativas Penais da Paraíba (CIAP-PB), o policial penal Josinaldo Lucas de Oliveira. Ele afirmou que a participação e o diálogo entre os estados sobre a temática é de suma importância para criar um intercâmbio de informações entre localidades diversas e também compartilhar as experiências que vêm sendo desenvolvidas na Paraíba.
“Durante o evento, pudemos ouvir a fala de vários agentes envolvidos no processo das alternativas penais, pessoas que possuem experiência nessa área. Esperamos que essa política possa se propagar cada vez mais, pois com a aplicação correta da metodologia das alternativas penais, teremos resultados eficientes”, completou.
Sobre o seminário
O III Seminário Nacional de Alternativas Penais: Perspectivas à luz do Plano Pena Justa é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). O encontro é um espaço para debates acerca dos impactos e novas perspectivas da política penal brasileira, agora com a vigência do Pena Justa.
_______
Ascom/Seap-PB