Notícias
Seap-PB participa do festival Se Liga no Enem para mais de 1.600 pessoas em privação de liberdade
Um total de 1.635 reeducandos estarão nas salas de aula das 66 unidades prisionais da Paraíba nos dias 10 e 11 de dezembro. Eles estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas em Privação de Liberdade (ENEM PPL 2024).
Nesta sexta-feira (29) aconteceu em todas as gerências regionais de ensino o Festival PPL Se Liga no Enem. Em João Pessoa, na Penitenciária Sílvio Porto os 250 reeducandos inscritos assistiram aulas. A revisão para o Enem aconteceu em todo o Estado.
Na Penitenciária Silvio Porto o secretário da Administração Penitenciária, João Alves, participou da abertura do festival. “Avaliamos de suma importância esse dia de aula para os mais de 1.600 reeducandos inscritos no Enem PPL 2024. A Seap-PB e a Secretaria da Educação estão engajadas na preparação dos alunos. São pessoas em privação de liberdade mas que buscam conhecimento, almejam vagas em cursos de ensino superior. Um investimento para a vida em sociedade, no mercado de trabalho, quando conquistarem a liberdade”, pontuou o gestor da Seap.
Para os egressos do sistema penal, as provas serão realizadas na sede da Gerência Executiva de Ressocialização (GER), responsável por coordenar o certame no estado. O resultado do ENEM PPL está previsto para ser divulgado no dia 13 de janeiro de 2025.
O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), juntamente com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Públicas (SENAPPEN).
A Seap-PB, por meio da Gerência Executiva de Ressocialização (GER), tem fomentado a ampliação contínua do acesso ao ensino superior EAD e presencial e possui uma coordenação específica para unicar as ações de educação, desde a educação básica, fomento aos cursos profissionalizantes, exames nacionais de certificação e de acesso ao ensino superior.
O Gerente Executivo de Ressocialização, João Sitônio Rosas, destacou a importância da revisão de conteúdos no festival Se liga no Enem PPL “É uma ação que fortalece a agenda da reintegração social em nosso estado, demonstra o compromisso do governador João Azevêdo, do secretário João Alves, com a inclusão das pessoas em privação de liberdade em todas as atividades, dentre elas a educação e que política possibilite efetivamente a ressignificação de vidas, que essas pessoas possam trilhar um caminho diferente, saindo de forma qualificada para ingresso em cursos superiores”.
O diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Graciliano Ramos”, com sede na Penitenciária Sílvio Porto, Nicácio Lopes, avalia que a proposta do Festival Enem PPL 2024 é dialogar, preparar, sensibilizar os nossos alunos sobre a importância do Enem e a continuidade nos estudos. Na escola a gente atua com educação básica mas tem essa proposta de preparar os alunos para permanecer com educação seguindo para o ensino superior”.
_______
Ascom/Seap-PB
Por Josélio Caneiro
Fotos: Delmer Rodrigues e Josélio Carneiro