Notícias
Seap-PB expande horticultura nas prisões da Paraíba
Horticultura nas prisões da Paraíba – Projeto Hortas para a Liberdade – uma das ações de reinserção social, estão em expansão. Em algumas unidades as áreas de cultivo de hortaliças estão sendo ampliadas. Esta ação gera oportunidade para mais reeducandos se engajarem na aprendizagem da produção de legumes, verduras e frutas. A Gerência Executiva de Ressocialização (GER) monitora essas atividades nas dezenas de unidades prisionais.
Na Penitenciária Padrão de Santa Rita serão utilizados terrenos na parte externa o que vai multiplicar a produção de alimentos. Na agroindústria recém instalada dentro da unidade prisional existe a produção de pepino e conserva. Os reeducandos têm assistência técnica em cada etapa do cultivo.
Essa é a 3ª agroindústria do projeto que funciona dentro de uma unidade penitenciária. As agroindústrias são na cadeia da cidade de Remígio (fabricação de conservas de pimenta); Penitenciária Padrão de Sapé (produção de geleia e compota de morango) e Santa Rita (picles de legumes). As agroindústrias servem ao ensino profissionalizante em manipulação de alimentos e para melhorar a dieta das unidades com o processamento de hortaliças folhosas e temperos para as refeições das unidades.
As hortaliças contribuem com a qualidade das refeições servidas aos reeducandos e aos servidores. Uma parcela dos legumes é destinada às entidades filantrópicas da cidade de Santa Rita.
_______
Ascom/Seap-PB
Vídeos: Lucas Brás
Edição: Wanildo Martins