Notícias

SEAP-PB: Coral Vozes para Liberdade é um dos destaques na terceira noite do Festival Paraibano de Coros

publicado: 21/11/2024 09h07, última modificação: 21/11/2024 13h46
1 | 11
2 | 11
3 | 11
4 | 11
5 | 11
6 | 11
7 | 11
8 | 11
9 | 11
10 | 11
11 | 11
coral Vozes para Liberdade.jpeg
vozes para liberdade.jpg
SEAP-PB Coral Vozes para Liberdade é um dos destaques na terceira noite do Festival Paraibano de Coros2.jpg
SEAP-PB Coral Vozes para Liberdade é um dos destaques na terceira noite do Festival Paraibano de Coros4.jpg
SEAP-PB Coral Vozes para Liberdade é um dos destaques na terceira noite do Festival Paraibano de Coros5.jpg
SEAP-PB Coral Vozes para Liberdade é um dos destaques na terceira noite do Festival Paraibano de Coros3.jpg
SEAP-PB Coral Vozes para Liberdade é um dos destaques na terceira noite do Festival Paraibano de Coros6.jpg
vozes para liberdade Gilberto Firmino3.jpg
vozes para liberdade Gilberto Firmino5.jpg
vozes para liberdade Gilberto Firmino7.jpg
vozes para liberdade Gilberto Firmino8.jpeg

Na terceira noite do Festival Paraibano de Coros (Fepac) uma das atrações foi o Coral Vozes para a Liberdade, composto por 35 reeducandos do Presídio Sílvio Porto, de João Pessoa.

O secretário João Alves foi representado pelo gerente executivo de Ressocialização, João Rosas, que esteve acompanhado do gerente executivo do Sistema Penitenciário, Emerson Paz. A juíza titular da Vara das Execuções Penais, Andréa Arcoverde, uma das apoiadoras do coral, prestigiou a apresentação sob a regência do maestro Sérgio Gerarde. A professora Eliane Aquino, gerente operacional de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, também estava na plateia como convidada.

O festival acontece até dia 24 na Sala de Concertos Maestro José Siqueira no Espaço Cultural José Lins do Rego (FUNESC), com entrada gratuita.

O evento está sendo transmitido pelo youtube por meio deste link:

https://www.youtube.com/live/UUApW_y4brA?si=3_5XAPVhfL1-SCFq

Esta é a 22ª edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac), um evento de caráter internacional e não competitivo que nasceu em 2003, com intuito de divulgar e expandir o canto coral paraibano. Desde a primeira edição, é coordenado pelo professor do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), maestro Eduardo Nóbrega.

O gerente de Ressocialização, João Rosas, afirmou que é fundamental a participação da Seap no festival: “Isto demonstra o compromisso do Estado com o fortalecimento da pauta da reintegração social e suas diversas dimensões, dentre elas esse eixo dedicado justamente à cultura. Esse projeto de dedicação musical conta com o forte apoio da Vara das Execuções Penais, na pessoa da doutora Andréa Arcoverde. O projeto já tem nove anos em atuação no Sistema Penitenciário Paraibano com corais na Penitenciária Sílvio Porto, na Penitenciária Feminina Júlia Maranhão e o mais recente, na Penitenciária Geraldo Beltrão, com os trabalhos sob a coordenação do maestro Sérgio Gerarde, que é um maestro com experiência de mais de 30 anos, e hoje compõe os quadros da Seap”

João Rosas acrescenta parabenizando secretário João Alves, que realiza um trabalho excelente à frente da Seap. Parabéns a todos os policiais penais envolvidos, o gerente da GEGIPE Emerson Paz pela questão da escolta, a contenção qualificada, toda a equipe de policiais penais.

A juíza da Vara das Execuções Penais, Andréa Arcoverde, avalia as apresentações do coral feminino Vozes Passageiras na terça-feira e Vozes para Liberdade na noite desta quarta-feira: “Foram duas apresentações lindas, tanto ontem, das reeducandas da Penitenciária Júlia Maranhão, como hoje, dos apenados do presídio Sílvio Porto.  São apresentações muito bonitas que  demonstram para a sociedade todo o trabalho de reintegração social que é desenvolvido dentro das penitenciárias, com a participação de maestros altamente qualificados, que estão proporcionando realmente aulas de canto, e além disso, levando esperança, motivação para seguir em frente até o dia da liberdade.”

A magistrada enalteceu ainda a parceria entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, nas pessoas do secretário João Alves e dos diretores das unidades prisionais.

________

Ascom/Seap-PB 

fotos: Gilberto Firmino e acervo Seap